Mario Tama - 27.jun.2013/AFP | ||
Serviços de música em formato de streaming ultrapassaram os downloads digitais |
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Ilustrada
Monday, 25-Nov-2024 03:45:17 -03Mercado fonográfico global cresce pela primeira vez desde 2005
NATÁLIA PORTINARI
DE SÃO PAULO12/04/2016 13h21
Impulsionada pelo streaming, a indústria fonográfica global cresceu pela primeira vez em dez anos, de acordo com um relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) divulgado nesta terça-feira (12).
O resultado já era esperado desde 2014, quando o mercado mostrou estagnação, revertendo uma queda nos lucros que vinha desde 2005.
É ainda a primeira vez que as receitas digitais (US$ 6,7 bi) superam as vendas físicas (US$ 5,8 bi) mundialmente.
INDÚSTRIA FONOGRÁFICA EM 2015 - Dados refletem queda da venda de CDs e crescimento do streaming
A América Latina foi a região com melhor desempenho no mundo, com 11,8% de aumento nas receitas –no Brasil, 10,6%. Já a América do Norte cresceu apenas 1,4%.
"O crescimento do mercado digital puxou o crescimento brasileiro, e o mercado digital foi puxado pelo streaming", afirma Paulo Rosa, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD).
De 2014 a 2015, as assinaturas de streaming em serviços como Spotify, Rdio e Deezer aumentaram de 41 milhões para 68 milhões.
As receitas com streaming, que também vêm de publicidade, aumentaram em 45% no mundo e em 192% no Brasil.
Nos Estados Unidos, a fatia do streaming é maior que em qualquer outro lugar do mundo e, em 2015, já superou sozinha as vendas físicas e os downloads pagos, acumulando 34% do lucro com música no país, de acordo com a Associação da Indústria Fonográfica dos EUA (RIAA).
Os downloads pagos, por sua vez, estão em queda, com uma baixa de 10,5% nas receitas mundiais.
A indústria se queixa, porém, de setores do streaming que ainda não revertem lucros, sites em que o conteúdo é gerado por terceiros. A IFPI frisa que, nos Estados Unidos, a receita de venda de vinis (US$ 416 milhões) superou o YouTube (US$ 385 milhões) em 2015.
Alguns artistas, como Taylor Swift, Adele e, no Brasil, Frejat e Chico Buarque, também se queixam do retorno financeiro do streaming, que segundo eles é menor que o que têm nas vendas físicas.
A alternativa é ditar as próprias regras, como fez Jay-Z, que criou o serviço Tidal para abrigar suas músicas.
"O negócio está muito mais pulverizado do que era há 20 anos", diz Rosa. "Os valores são menores e o universo de conteúdos é muito maior. Para o artista, a remuneração ainda é pequena. A escala das assinaturas tem que crescer."
Já as vendas de CDs e DVDs no Brasil diminuíram em 19,3%, enquanto as vendas digitais, que incluem streaming, downloads e telefonia móvel cresceram 45%.
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