• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 02:01:06 -03

    crítica

    Original, Juliana Rojas afirma a força dos Filmes do Caixote

    INÁCIO ARAUJO
    CRÍTICO DA FOLHA

    15/04/2016 02h08

    Logo no início de "Sinfonia da Necrópole", um corpo sai de um túmulo. Não é um morto, porém. Nem o parente de alguém que acaba de morrer. É Deodato, aprendiz de coveiro que não suporta a morte.

    A cena adianta as audácias que virão. A primeira delas fornece a trama, em que a direção do serviço funerário faz as contas e constata que, neste mundo em que todos morremos e as pessoas não param de nascer, há um desequilíbrio entre o número de jazigos oferecidos e os, digamos assim, pretendentes.

    A solução é desalojar os ossos daqueles que os parentes abandonaram (ou sem parentes) para construir um edifício para guardar uma pilha de corpos. Ou seja, a especulação imobiliária transfere-se ao mundo dos mortos. Começa então a exaustiva organização do mundo tumular, em que o sensível Deodato acompanha a profissionalíssima (e portanto insensível) Jaqueline.

    Juliana Rojas, autora do filme, opta por dar forma a uma comédia musical de humor negro. Em princípio, teria tudo para dar em besteira. Nada disso. Como estamos numa produção dos Filmes do Caixote, trata-se de não aceitar um cinema sem riscos (muitos, no caso). Ou que não explore os limites da expressão. Que não se exponha à incompreensão ou até ao ridículo.

    "Sinfonia da Necrópole", assim como o pessoal do Caixote (além de Rojas, Marco Dutra e Caetano Gotardo), não veio para fazer número ou fortuna. É um grupo de artistas e um filme de artista.

    As questões transferidas para o mundo dos mortos dizem respeito, a rigor, aos vivos: qual o sentido da existência? O que significa o fim a que todos estamos destinados, com seus rituais e ornatos? Qual a semelhança entre nossos ossos e nossas almas?

    A fluência e o agradável encontro entres imagem e canções são atributos interessantes. Mas seria injusto limitar o filme a um musical de humor negro. Nem sempre é musical, nem sempre o humor é negro. Transita-se de um gênero a outro, flerta-se com o terror, mas também com o drama.

    Amplo, original, "Sinfonia" afirma a força do Caixote e de Rojas, codiretora de "Trabalhar Cansa" (2010), em seu primeiro filme solo.

    É quase obrigatório destacar uma cena: depois de um duro dia de trabalho, o aprendiz de coveiro e sua chefe param com o rabecão do IML num karaokê. Ele começa a cantar. Uma mulher entra e o acompanha. Depois some.

    Na vida real,ela é Sara Silveira, produtora que acompanha os cineastas. Antes, foi sócia e produtora de Carlos Reichenbach (1945-2012).

    Seu envolvimento com o Caixote não é ocasional: já se pode dizer que Reichenbach tem no Caixote seus herdeiros mais legítimos. Na integridade e na paixão pela arte, no prazer de criar e valorizar (desafiando) o espectador. Eis o que há, de sobra, em "Sinfonia da Necrópole".

    SINFONIA DA NECRÓPOLE
    DIREÇÃO: Juliana Rojas
    ELENCO: Eduardo Gomes, Luciana Paes e Hugo Villavincenzio
    PRODUÇÃO: Brasil, 2014, 12 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024