• Ilustrada

    Tuesday, 12-Aug-2025 13:16:40 -03

    Após 33 anos, Angeli despede-se das tirinhas diárias na 'Ilustrada'

    RODOLFO VIANA
    DE SÃO PAULO

    08/05/2016 02h00

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Sao Paulo, SP, Brasil, 20-04-2016 15h49:***Especial FOLHA.Verificar data da publicacao*** Retrato do cartunista Anageli (em seu apartamento em Higienopolis) que ira encerrar a publicacao de suas tirinhas diarias na FOLHA (foto Eduardo Knapp/Folhapress. ILUSTRADA). Cod do Fotografo: 0716
    Retrato do cartunista Angeli, em seu apartamento em Higienópolis, São Paulo

    Angeli roubava bitucas do pai aos nove anos. Hoje, aos 59, tenta parar de fumar. "Ordens médicas", explica, enquanto acende um cigarro. Traga a fumaça e sorri, como se tivesse acabado de fazer uma travessura. De três carteiras diárias —filtro vermelho, sempre—, reduziu para meia. "Mas ficar sem fumar é foda."

    A orientação para pegar leve veio de Drauzio Varella, médico e colunista da Folha. Em 2015, Drauzio encontrou Angeli "deprimido e fumando muito". Era hora de pisar no freio. De deixar de varar até 48 horas sem dormir para produzir seus trabalhos.

    Publicidade

    Três anos antes, quando se sentava à mesa do estúdio para trabalhar, olhava o papel branco e nada vinha à mente. "As histórias se repetiam, e os personagens não significavam mais nada", diz o cartunista. "Era uma agonia."

    Continuar lendo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025