• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 05:53:37 -03

    Após 33 anos, Angeli despede-se das tirinhas diárias na 'Ilustrada'

    RODOLFO VIANA
    DE SÃO PAULO

    08/05/2016 02h00

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Sao Paulo, SP, Brasil, 20-04-2016 15h49:***Especial FOLHA.Verificar data da publicacao*** Retrato do cartunista Anageli (em seu apartamento em Higienopolis) que ira encerrar a publicacao de suas tirinhas diarias na FOLHA (foto Eduardo Knapp/Folhapress. ILUSTRADA). Cod do Fotografo: 0716
    Retrato do cartunista Angeli, em seu apartamento em Higienópolis, São Paulo

    Angeli roubava bitucas do pai aos nove anos. Hoje, aos 59, tenta parar de fumar. "Ordens médicas", explica, enquanto acende um cigarro. Traga a fumaça e sorri, como se tivesse acabado de fazer uma travessura. De três carteiras diárias —filtro vermelho, sempre—, reduziu para meia. "Mas ficar sem fumar é foda."

    A orientação para pegar leve veio de Drauzio Varella, médico e colunista da Folha. Em 2015, Drauzio encontrou Angeli "deprimido e fumando muito". Era hora de pisar no freio. De deixar de varar até 48 horas sem dormir para produzir seus trabalhos.

    Três anos antes, quando se sentava à mesa do estúdio para trabalhar, olhava o papel branco e nada vinha à mente. "As histórias se repetiam, e os personagens não significavam mais nada", diz o cartunista. "Era uma agonia."

    "Para um artista, isso é a morte", completa Carolina Guaycuru, arquiteta de 39 anos que divide com Angeli vida e trabalho há 21 anos.

    "Não que saíssemos muito, mas notei que, naquele tempo, ele estava mais recluso", lembra Laerte, também quadrinista da "Ilustrada". "Mas ele só abriu o problema comigo há pouco tempo."

    Video

    Arte 3d - David Garroux e Luciano Veronezi

    Clique aqui para interagir com a tirinha de Angeli

    Angeli conta que, na época, foi a muitos médicos e fez os mais diversos exames. Resultado: depressão. Logo ele, que "achava isso coisa de gente fresca". Apesar do diagnóstico, diz, poucos o ajudaram de maneira tão pessoal quanto Drauzio.

    "Eu ainda estou lidando com isso", afirma o cartunista, que hoje tenta domar a doença com suplementos e caminhadas. Na mesma época em que notou a agonia de encarar o papel em branco, começou a pensar em parar com as tirinhas diárias publicadas na "Ilustrada".

    Remoeu a ideia por anos até que decidiu: neste domingo (8), ele encerra seus quadrinhos diários no caderno —continua, porém, a publicar charges na página A2 da Folha, às quartas e sextas, e reveza com Laerte, Rafa Coutinho —filho de Laerte— e Luiz Gê na seção Quadrão, na "Ilustrada", publicada sempre às segundas-feiras.

    RÊ BORDOSA MORREU

    A primeira vez que uma obra de Angeli apareceu na Folha foi em 1973. Dois anos depois, por indicação da cartunista Hilde Weber, ex-mulher do jornalista Claudio Abramo, então diretor de Redação do jornal, Angeli se tornou cartunista fixo do jornal.

    Na segunda página da edição de 20 de setembro de 1975, fez uma charge sobre a divisão interna do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), único partido de oposição ao governo militar.

    Publicou em paralelo a série "Chiclete com Banana" no suplemento "Folhetim". Em 1983, abandonou as charges, enquanto os quadrinhos do caderno cultural foram incorporados em "Ilustrada".

    Em 6 de janeiro daquele ano, publicou a primeira de mais de 9.000 histórias nos 33 anos em "Ilustrada" —Angeli não sabe dizer quantas com precisão, pois parou de contar na tirinha número 3.272, publicada em 1997.

    Em mais de três décadas, criou ícones do quadrinho nacional e da contracultura brasileira: a junkie liberal Rê Bordosa, os adolescentes viciados em sexo Luke e Tantra, os aloprados Skrotinhos... Matou todos eles no percurso.

    "A morte é rápida, degolo com facilidade. Não tenho o menor pudor em falar 'acabou' ou dizer que não sinto saudade." Cada vez que mata um personagem, afirma, é porque está "chegando a outro nível".

    Este "outro nível" já ultrapassou os limites do papel. Em 2000, seus personagens viraram série animada na TV Cultura. Seis anos depois, Angeli lançou o filme "Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock' n' Roll", dirigido por Otto Guerra.

    A parceria com Laerte, que vem desde os anos 1990, com "Los Três Amigos" —quando Glauco (1957-2010) integrava o trio—, pode se repetir em breve: eles se uniram a Rafa Coutinho e ao editor André Conti para criar o projeto "Baiacu". Trata-se de uma ação que reúne publicações e residência de criação coletiva. Orçado em R$ 1,8 milhão, o projeto depende de lei Rouanet para sair do papel —até agora, captou zero.

    Angeli
    Primeira tirinha de Angeli na "Ilustrada", publicada em 6 de janeiro de 1983. CRÃDITO: Angeli ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Primeira tirinha de Angeli na "Ilustrada", publicada em 6 de janeiro de 1983
    Angeli
    Ãltima tirinha de Angeli na "Ilustrada", publicada em 8 de maio de 2016. CRÃDITO: Angeli ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Última tirinha de Angeli na "Ilustrada", publicada em 8 de maio de 2016
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024