• Ilustrada

    Thursday, 25-Apr-2024 16:42:49 -03

    Morre Michael Cimino, diretor que venceu Oscar por 'O Franco-Atirador'

    DE SÃO PAULO

    02/07/2016 21h06

    Morreu neste sábado (2) o diretor, produtor e roteirista norte-americano Michael Cimino, conhecido por filmes como "O Franco-Atirador" e "O Portal do Paraíso". Ele tinha 77 anos.

    O anúncio foi feito pelo diretor do Festival de Cinema de Cannes Thierry Fremaux, através do Twitter. "Michael Cimino morreu em paz, cercado por sua família e pelas duas mulheres que o amavam. Nós o amávamos também", escreveu. Até o momento, não existem mais informações sobre as circunstâncias de sua morte.

    Gabriel Bouys/AFP
    ORG XMIT: VEN3957 US film director Michael Cimino celebrates receiving the Persol Award 2012 during a ceremony at the 69th Venice Film Festival on August 30, 2012 at Venice Lido. AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
    O diretor Michael Cimino recebe prêmio especial por sua carreira no festival de Veneza de 2012

    Cimino começou sua carreira nos anos 1960, em Nova York, como diretor de comerciais para a televisão. Em seu currículo constam clientes como Pepsi, United Airlines e Kool Cigarettes.

    Em 1971, se mudou para Los Angeles, onde começou a trabalhar como roteirista. Logo chamou a atenção do astro Clint Eastwood, que o convidou para escrever "Magnum 44" (1973), o segundo da saga "Dirty Harry". Eastwood também lhe deu a chance de dirigir seu primeiro longa, "O Último Golpe" (1974), cujo roteiro também é assinado por Cimino.

    O triunfo permitiu que ele pudesse trabalhar em "O Franco-Atirador" (1978), uma ambiciosa produção sobre a Guerra do Vietnã. Estrelado por Robert DeNiro, Christopher Walken e Meryl Streep, o longa conquistou cinco Oscar, incluindo os prêmios de melhor filme e melhor diretor para Cimino.

    O estrondoso sucesso de crítica e de público de "O Franco-Atirador" deu a Cimino carta branca para o desenvolvimento de "O Portal do Paraíso" (1980). A produção extrapolou o orçamento previsto e foi um fracasso de público e crítica, marcando a queda do estúdio United Artists e da carreira de Cimino.

    Após "O Portal do Paraíso", ele dirigiu mais quatro produções, encerrando sua carreira em longas com "Na Trilha do Sol" (1996).

    Cimino dirigiu depois um dos curtas de "Cada Um com seu Cinema" (2007), um filme coletivo que mostra a visão de 33 diretores sobre o cinema.

    Ele também escreveu dois livros, "Big Jane" (2001) e "Conversations en Mirroir" (2003), em parceria com Francesca Pollock.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024