• Ilustrada

    Thursday, 18-Apr-2024 10:48:38 -03

    Nos 20 anos de 'Wannabe', veja 20 curiosidades sobre as Spice Girls

    MARIA CLARA MOREIRA
    DE SÃO PAULO

    08/07/2016 17h32

    Há 20 anos, a risada ao fundo que abre "Wannabe" anunciou o que seria o fenômeno Spice Girls: um lampejo de espontaneidade, tão divertido quanto efêmero nos 2 minutos e 52 segundos da canção e quatro anos e meio de carreira.

    Composta em 20 minutos pelas cantoras em parceria com Matt Rowe e Richard Stannard e gravada em menos de uma hora, a canção alçou o grupo ao topo das paradas de sucesso em 37 países e abriu caminho para que "Spice", seu álbum de estreia, vendesse 19 milhões de cópias em 1997 e figurasse entre os mais vendidos durante 91 semanas. Nos anos seguintes, o quinteto venderia 80 milhões de discos no mundo inteiro antes de se separar em dezembro de 2000.

    Mas o "Girl Power" não está morto. Nesta sexta-feira (8), em comemoração ao aniversário de 20 anos de seu primeiro hit, Geri Halliwell, Emma Bunton e Melanie Brown gravaram uma mensagem aos fãs, publicada na página especial "Spice Girls GEM".

    "Queremos comemorar e dar uma festa. Quando o fizermos, todos vocês estão convidados", diz Mel B. no vídeo. A fala da cantora é seguida pela mensagem "esperamos divulgar em breve o que vocês realmente querem". Nas últimas semanas, a imprensa britânica especula o retorno da "girl band" para uma turnê comemorativa sem Victoria Beckham e Melanie Chisholm, que não teriam demonstrado interesse na empreitada.

    Aos saudosos, a Folha lista abaixo 20 curiosidades sobre as Spice Girls.

    1. Pré-fabricadas

    Esqueça o mito da banda que se conhece desde a infância e bate de porta em porta pedindo a chance de gravar um disco. As Spice Girls foram reunidas por empresários com olhar apurado para ganhar dinheiro, Bob e Chris Herbert.

    Eles veicularam um anúncio na revista "The Stage" em fevereiro de 1994 convidando aspirantes a cantoras para uma audição. Cerca de 400 mulheres compareceram, entre elas Victoria Adams, Melanie Brown e Melanie Chisholm.

    Geri Halliwell visitava sua avó na Espanha e não compareceu à audição—conquistou os Herbert por telefone, semanas depois, pedindo uma segunda chance.

    2. A Spice que não foi

    A princípio, a quinta integrante do Touch —como o conjunto foi inicialmente batizado— era a caloura Michelle Stepherson, mas problemas de adaptação levaram-na a abandonar a banda após seis meses, dando lugar a Emma Bunton.

    3. Rebeldia

    Descontentes com a visão artística dos Herbert e com sua demora em colocá-las em contato com gravadoras, as Spice Girls deram adeus aos empresários que as formataram e assinaram com o agente musical Simon Fuller. Mais tarde, ele criaria o formato das competições "American Idol" e "So You Think You Can Dance".

    4. Sob medida

    Vídeo

    Os apelidos pelos quais Mel B., Emma, Geri, Victoria e Mel C. ficaram conhecidas —"Scary" (assustadora), "Baby" (bebê), "Ginger" (ruiva), "Posh" (elegante) e "Sporty" (esportista), respectivamente— não foram invenção delas, mas de Peter Loraine, editor da revista especializada em música "Top of the Pops", baseados na personalidade de cada integrante.

    5. Pop chiclete

    Em 2014, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Amsterdã em parceria com o Museu da Ciência e da Indústria de Manchester, na Inglaterra, elegeu "Wannabe" a música mais grudenta dos últimos 70 anos.

    A pesquisa foi conduzida com uma amostra de 12 mil participantes, com dados colhidos através de um aplicativo que media quanto tempo demorava até uma canção ser reconhecida pelo usuário. O primeiro hit das Spice Girls sagrou-se vencedor com uma média de 2,29 segundos para ser identificado, deixando para atrás "Mambo No. 5", de Lou Bega (2,48 segundos) e "Eye of the Tiger", do Survivor (2.62 segundos).

    6. "Cool Britannia"

    Vídeo

    Geri Halliwell pediu à irmã que costurasse uma toalha de rosto estampada com a bandeira do Reino Unido sobre um vestido preto sem graça, escolhido pela figurinista da banda para a apresentação do grupo na premiação musical Brit Awards, em 1997.

    O vestido virou símbolo do fenômeno "Cool Britannia", exaltação do Reino Unido no exterior a partir do sucesso do pop inglês. A peça também foi eleita o vestido mais icônicos dos últimos 50 anos em votação do jornal "The Daily Telegraph" e arremetida em leilão em 1998 por ‎£ 36 mil (cerca de R$ 248 mil, com correção inflacionária). O dinheiro foi doado a uma instituição de apoio a crianças com câncer.

    7. Dominação

    Com menos de um ano de existência, o "Girl Power" já dominava completamente o Reino Unido. Em março de 1997, 141 artigos sobre as Spice Girls foram veiculados na imprensa britânica em apenas uma semana, segundo o canal britânico T4. Em menos de um ano, as cantoras movimentaram cerca de £ 100 milhões em venda de discos e mercadorias licenciadas.

    8. Brexit

    Vinte anos antes da população britânica optar pela saída da União Europeia em referendo, as Spice Girls já apoiavam o Brexit.

    Em entrevista ao jornal "The Independent", em 1996, Victoria não poupou críticas ao bloco europeu. "A União Europeia foi um truque terrível no povo britânico. Os burocratas do euro estão destruindo a identidade e a individualidade nacional. Esses novos passaportes [europeus] são um insulto ao nosso reino. Devemos manter nossa individualidade nacional."

    9. Spice Love

    No documentário "Giving You Everything", Victoria afirma não ter se impressionado tanto quanto as colegas com o famoso encontro entre as Spice Girls e o príncipe Charles, em 1997, no qual Geri constrangeu o monarca ao desferir-lhe um beliscão na bunda.

    Tudo porque, no mesmo dia, ela foi apresentada ao jogador David Beckham, estrela do Manchester United. Os dois se casaram em 1999 e têm quatro filhos.

    Russell Boyce/Reuters
    A integrante do conjunto musical Spice Girls, Victoria Adams, e seu namorado, o meia do Manchester United, David Beckham, chegam para assistirem desfile de moda em Londres. Victoria Adams, Posh Spice of the Spice Girls, arrives with David Beckham, the England and Manchester United midfielder, during the Antonio Berardi show on September 25. The Berardi show is one of the dozens of shows that make up London fashion week. rus/Photo by Russell Boyce REUTERS*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
    Victoria e o então namorado David Beckham, em 1999

    10. Heroínas de Mandela

    Vídeo

    Em 1997, as Spice Girls conheceram o líder anti-Apartheid e então presidente da África do Sul Nelson Mandela. Questionado por jornalistas sobre como se sentia ao conhecer a "girlband", ele respondeu: "São minhas heroínas. Sem querer ser emotivo, mas este é um dos melhores momentos da minha vida".

    Quiz Qual spice girl você é?

    *

    11. Live in Istambul

    Vídeo

    O primeiro grande show ao vivo do grupo não se deu na Inglaterra, mas em Istambul, na Turquia. Em "Giving You Everything", Geri conta ter confessado a Victoria estar morrendo de medo de se apresentar, ao que Posh Spice teria dito: "Não se preocupe. Eles só estão aqui para ver seu cabelo e seus peitões".

    Em maio deste ano, Victoria afirmou que os produtores costumavam desligar seu microfone durante as apresentações do grupo para que só as colegas fossem ouvidas. "Mas eu ri por último, e agora meu microfone está finalmente ligado", disse, referindo-se à sua bem-sucedida carreira de estilista.

    Às 21h desta sexta (8), o canal BIS exibe outro show do quinteto, desta vez no Estádio Wembley, em Londres, em 1998.

    12. 'O Mundo das Spice Girls'

    Vídeo

    Em 1997, a banda se aventurou no cinema em "Spice World - O Mundo das Spice Girls", uma comédia musical na qual interpretam a si mesmas em situações absurdas.

    O filme foi indicado a sete prêmios Framboesa de Ouro (considerado o Oscar dos filmes ruins), levando o de pior atriz para as cinco Spice Girls.

    13. Please come to Brazil

    Reportagem

    O grupo veio ao Brasil em dezembro de 1997. Nada de São Paulo ou Rio: as Spice Girls desembarcaram em Manaus, no Amazonas, onde apenas três fãs as recepcionaram no aeroporto. A banda visitou a cidade numa promoção da gravadora Virgin Records, que premiou 55 fãs de várias partes do mundo com uma viagem à Amazônia.

    14 - "Girl Power" vs Feminismo

    A mais vocal das defensoras do "Girl Power" pregado pelo grupo, Geri Halliwell não gosta de se dizer feminista. Em entrevista ao jornal "The Guardian", ela criticou o "rótulo" que a palavra evoca. "Para mim, feminismo é o lesbianismo que queima sutiãs. Não é nada glamoroso. Gostaria de ver o termo ser ressignificado."

    15 - Tempero espanhol

    Vídeo

    Os versos de amor —e de defesa da camisinha— da balada "2 Become 1" ganharam versão em espanhol. A faixa extra foi incluída nas versões do disco "Spice" para a Espanha e a América Latina.

    16. Crise

    O gênio forte de Mel B. estava sempre em conflito com a postura de líder da banda de Geri, tanto que desavenças entre as duas foram noticiadas como o motivo pela saída da Ginger Spice do grupo, em maio de 1998.
    "Elas eram as mais vocais. Quando se davam bem, era ótimo. Quando não, era uma disputa de poder", afirma Victoria no documentário "Giving You Everything".

    17. "Goodbye"

    Vídeo

    As Spice Girls seguiram sem Geri, lançando seu terceiro e último disco de inéditas, "Forever", em 2000. Ao contrário dos antecessores, o disco abandonou a sonoridade pop, apostando no R&B e ficando apenas dez semanas nas paradas britânicas — "Spice" figurou na lista durante 91 semanas; "Spice World", 66. O grupo se separou de vez após o fracasso de vendas —4 milhões de cópias, ante as 19 milhões de "Spice" em 1997.

    18. Retorno relâmpago

    Vídeo

    Em junho de 2007, as integrantes anunciaram o retorno do grupo para uma turnê mundial, e os ingressos para o primeiro show em Londres se esgotaram em 38 segundos.

    Junto a um álbum de maiores hits, as Spice Girls também lançaram um novo single, "Headlines (Friendship Never Ends)", mas compromissos pessoais levaram a banda a se separar novamente em fevereiro de 2008.

    19. Furor olímpico

    Vídeo

    Em agosto de 2012, as Spice Girls se reuniram novamente, desta vez durante a cerimônia de encerramento da Olimpíada de Londres. Elas cantaram um medley de "Wannabe" e "Spice Up Your Life" e levaram o Twitter à polvorosa —com 116 mil tuítes por minuto, foi o momento mais comentado na rede social de todo o evento esportivo.

    20. Sucesso no streaming

    Vídeo

    "Wannabe" foi reproduzida mais de 94 milhões de vezes no Spotify. Ao todo, os 2,6 milhões de ouvintes mensais das Spice Girls e o restante dos usuários da plataforma escutaram mil anos de músicas do grupo.

    O Brasil é o terceiro país que mais reproduz faixas da banda, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. São Paulo é a terceira cidade que mais escuta a "girl band", perdendo para Londres e para a Cidade do México.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024