• Ilustrada

    Saturday, 20-Apr-2024 11:20:01 -03

    Cinquentões do Dinosaur Jr. lançam 11º disco hoje

    AURÉLIO ARAÚJO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    07/08/2016 02h03

    "Give a Glimpse of What Yer Not", 11º disco do grupo de rock alternativo americano Dinosaur Jr., chega a uma marca curiosa. Agora, a formação original da banda tem mais discos lançados após sua retomada, em 2005, do que em seu ápice, na passagem entre os anos 1980 e 90.

    Levi Walton/Divulgação
    Lou Barlow, J. Mascis e Murph, formação classica da banda
    Lou Barlow, J. Mascis e Murph, formação classica da banda

    O novo álbum é o quarto em 11 anos. Ele sucede "I Bet on Sky" (2012), "Farm" (2009) e "Beyond" (2007). Nos anos 80, foram três lançamentos até que o vocalista e guitarrista J Mascis, 50, se desentendesse com o baixista Lou Barlow, 44, que deixaria o grupo em seguida. "J e Lou têm filhos agora", conta o baterista Murph, 51, que completa a formação clássica. "Não há por que se comportarem como faziam décadas atrás."

    Mascis é o único membro presente em todos os discos. Como cérebro da banda, ele ainda mantém grande controle criativo: no novo álbum, são nove canções dele e apenas duas de Barlow.

    "Quando J fica enroscado com alguma música, e eu ajudo Lou a compor coisas diferentes", diz Murph.

    A descrição desse processo criativo dá uma ideia do poder de Mascis sobre o grupo. Foi ele quem convocou os outros dois para que começassem a gravar material novo.

    Pela rapidez das gravações –o disco levou pouco mais de seis meses para ficar pronto, do zero–, pouco se divulgou sobre o álbum na internet. Mesmo assim, a banda chegou a lançar um apanhado de solos de guitarra do disco, e apresentou o primeiro single, "Tiny".

    No clipe, é possível espiar o Dinosaur Jr. em seu habitat, tocando na casa de J Mascis, em meio a cenas de um buldogue andando de skate.

    Para Murph, a banda tem energia para seguir tocando "enquanto as pessoas quiserem", e os ânimos foram "renovados" após a reunião dos membros originais.

    GIVE A GLIMPSE OF WHAT YER NOT
    ARTISTA Dinosaur Jr.
    GRAVADORA Jagjaguwar
    QUANTO R$ 40, na Amazon.com

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024