• Ilustrada

    Friday, 26-Apr-2024 00:52:31 -03

    Crítica

    Fim da franquia 'Resident Evil' tem combates criativos

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    27/01/2017 02h00

    Divulgação
    Resident Evil 6 - O capítulo final [Estados Unidos, 2016], de Paul W.S Anderson (Sony). Gênero: ação. Elenco: Milla Jovovich, Wentworth Miller, Ali Larter. 3D ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena de Resident Evil 6

    Os produtores da confusa trilogia de ficção científica "Matrix" devem estar com inveja. No sexto episódio da franquia, "Resident Evil" consegue finalizar bem a longa luta da mocinha Alice contra mutantes variados e a cruel corporação Umbrella.

    Muitos filmes de ação lançados nos últimos tempos têm jeitão de videogame. No caso de "Resident Evil", cujo primeiro exemplar foi aos cinemas em 2002, a origem é realmente um jogo, de muito sucesso na época.

    Com os episódios seguintes, os "cacoetes" de game não desapareceram. Pelo contrário, só aumentaram. Este sexto exemplar é praticamente um jogo.

    Há uma explicação inicial, narrada por Alice, contextualizando a ação para quem só agora está conhecendo "Resident Evil". Embora seja difícil acreditar que alguém se interesse pelo capítulo seis de alguma coisa sem ter visto os anteriores.

    Resumindo: Alice, a garota geneticamente modificada pela Umbrella, tenta impedir que seus criadores exterminem a humanidade. E falta pouco. Apenas alguns milhares de humanos ainda vivem em uma Terra devastada.

    Os problemas de Alice vão além da Umbrella. O vírus espalhado há anos pela corporação continua transformando as pessoas em zumbis canibais. Para chegar à sede da Umbrella, Alice e uma turma de heróis que ela reúne têm de atravessar hordas de zumbis.

    A ação é contínua, em combates bem criativos. Como em todos os filmes da saga, Milla Jovovich começa a história linda e vai aos poucos ganhando cicatrizes pelo corpo. Mas nem assim fica menos bonita.

    O diretor Paul W.S. Anderson, criador da franquia e marido de Milla, sabe conduzir sequências de ação. Vai revelando segredos que explicarão mistérios enfileirados nos seis filmes. A trama é resolvida com inteligência, uma grande diferença para a citada trilogia "Matrix", concluída com desmembramentos estapafúrdios.

    "Resident Evil" é encerrada com boas soluções, incluindo uma surpreendente revelação final para Alice. Claro que tudo termina de uma maneira que, se a ganância por mais bilheteria ganhar força, há condições de prosseguir a história.

    Resident Evil 6 - O Capítulo Final
    QUANDO: Em Cartaz
    ELENCO: Milla Jovovich, Ali Larter
    PRODUÇÃO: Eua, 2016, 16 Anos
    DIREÇÃO: Paul W.s. Anderson

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024