• Ilustrada

    Friday, 10-May-2024 02:29:20 -03

    Linguista explica como criou os idiomas da série 'Game of Thrones'

    JULIA ALVES
    DE SÃO PAULO

    26/07/2017 13h35

    Divulgação
    Emilia Clarke como Daenerys Targaryen em cena da nova temporada de 'Game of Thrones
    Emilia Clarke como Daenerys Targaryen em cena da nova temporada de 'Game of Thrones'

    "Vevhven" significa excelente em dothraki. É a palavra que David J. Peterson, o criador das línguas de "Game of Thrones" usa para definir os fãs da série, que agora podem conhecer um pouco mais de seu universo.

    Juntamente com a plataforma de ensino de idiomas Duolingo, Peterson lançou o curso de alto valiriano, língua nativa de Daenerys.

    As poucas frases presentes na obra de George R.R. Martin forneceram a base para que Peterson criasse o dothraki, língua dos guerreiros nômades, e o valiriano, língua dominante de Essos antes da destruição de Valíria, antigo lar da Casa Targaryen.

    "Quando se cria um idioma para pessoas fictícias é preciso saber o máximo possível sobre elas", explica. "O próximo passo é entender como as sílabas são formadas e quais sons são emitidos, para então criar a gramática. Me certifiquei de que a gramática criada por mim fosse apropriada e correspondesse ao vocabulário dos livros."

    O linguista foi contratado após vencer um concurso lançado pelos produtores da série para escolher o criador do idioma dos dothraki. "Tive cerca de um mês e meio para enviar minha proposta. Usei todo o material disponível nos livros, nos quais existiam mais de 60 palavras e dezenas de frases com significados específicos."

    Já o alto valiriano foi criado em cerca de quatro meses, contudo o processo foi mais complicado, já que os livros traziam somente duas frases no idioma, as conhecidas "Valar Morghūlis (todos os homens devem morrer)" e "Valar Dohaeris (todos os homens devem servir)". "Usei essas duas frases para criar todo o sistema verbal. Como não havia muito material, tive total liberdade para criar o alto valiriano."

    Peterson tem inventado línguas por 17 anos, mas foi somente com o trabalho em "Game of Thrones" que o hobby se tornou profissão. "O dothraki é o idioma em que venho trabalhando há mais tempo, e também o maior em termos de vocabulário. É um trabalho contínuo, nunca paro de trabalhar nas minhas línguas."

    Apesar de ser fã da série, ele nunca esteve no estúdio de filmagens. "O elenco não aprende o idioma, só a pronúncia. Gravo todas as falas para que eles ouçam e as repitam da forma correta", explica.

    "Os atores são ótimos", afirma. Ele ainda diz que Jacob Anderson, o intérprete de Verme Cinzento, é o mais habilidoso. "Ele é fantástico. Sua pronúncia do valiriano é linda."

    Peterson conta que nunca se imaginou lecionando, mas que viu no Duolingo uma ótima oportunidade para disseminar sua criação. "Sempre existiram fãs com interesse em aprender os idiomas. O desafio foi planejar o passo-a-passo para que as pessoas fossem aprendendo progressivamente."

    As aulas de alto valiriano, desenvolvidas com a ajuda de mais três especialistas, foram lançadas em 13 de julho e já estão sendo cursadas por mais de 46 mil usuários. "Essa é a melhor forma possível dos fãs aprenderem o idioma", afirma Peterson.

    A série "Game of Thrones" estreou seu sétimo ano em 16 de julho. O próximo episódio da série, intitulado "The Queen's Justice", vai ao ar no dia 30 de julho, às 22h, pela HBO. Veja o teaser.

    Episódio 3

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024