• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 03:05:44 -03

    CRÍTICA

    Série 'Broadchurch' chega ao fim com última temporada instigante

    TETÉ RIBEIRO
    EDITORA DA "SERAFINA"

    05/09/2017 02h00

    Divulgação
    Olivia Colman e David Tennant na série 'Broadchurch
    Olivia Colman e David Tennant na série 'Broadchurch'

    BROADCHURCH (muito bom)
    ONDE 3ª temporada na Apple TV; 1ª e 2ª também no Globosat Play

    *

    O mau humor do detetive Alec Hardy (David Tennant) e a maneira perfeita de lidar com ele, talento da detetive Ellie Miller (Olivia Colman), fazem da dupla de "Broadchurch" um time indispensável. E eles voltaram para resolver um último crime, antes que a série acabe para sempre após essa terceira temporada.

    Os oito episódios produzidos pela BBC America já estão disponíveis em streaming na Apple TV. De volta à cidadezinha fictícia britânica, a série mergulha em um novo mistério sem deixar de acompanhar os moradores do vilarejo, como o padre que está deixando a cidade, a editora do jornal em crise e a família da vítima da primeira temporada.

    O crime que junta a dupla mais uma vez é um estupro. Uma moradora da vila, Trish Winterman (Julie Hasmondhalgh), 49, procura a polícia denunciando ter sido atacada em uma festa dois dias antes.

    Entre o crime e a denúncia, ela não sabe dizer direito o que aconteceu nem como chegou em casa. Não viu o rosto do bandido e não tem pistas, a não ser a descrição dos fatos, o que ela está muito chocada para fazer em detalhes.

    Na primeira parte do primeiro episódio, os dois detetives, quase em silêncio, tentam passar pelos procedimentos para abrir o caso. "Precisamos pegar um pouco de saliva de dentro da sua boca para que você possa tomar uma xícara de chá", diz Miller, com todo o tato do mundo.

    Aos poucos, os detalhes começam a aparecer, assim como as mentiras e o passo a passo dos personagens. Quase todos têm algo a esconder, o que leva Hardy e Miller a trabalharem sem sossego, como se andando em círculos.

    Hardy, além disso, enfrenta um problema pessoal, novidade na trama. Sua filha adolescente está morando com ele e sendo vítima de bullying. Ela quer ir embora, ele insiste que ela fique.

    Miller também continua com sua cota de drama. Agora é seu filho mais velho, também adolescente, viciado em pornografia on-line.

    Mas, mais que qualquer detalhe da trama, é a química entre a dupla de detetives –que os roteiristas espertamente evitaram que se tornasse um romance– que faz desta uma série quase imperdível. E curta, outra vantagem. Se você não começou a ver ainda, só tem oito episódios de atraso.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024