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Soraya Ravenle no monólogo "Instabilidade Perpétua", baseado no livro do filósofo Juliano Garcia Pessanha |
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Ilustrada
Friday, 10-May-2024 10:08:55 -03Peça critica rapidez contemporânea e faz elogio ao 'fazer nada'
MARIA LUÍSA BARSANELLI
DE SÃO PAULO10/09/2017 02h10
Soraya Ravenle começou a ler "Instabilidade Perpétua", de Juliano Garcia Pessanha, por sugestão de uma amiga. Mas logo viu que os escritos do filósofo ressoavam seus próprios questionamentos.
"Eu falava: 'Como ele sabe mais de mim do que eu mesma?'. Ele me falou muito fortemente da minha história, da minha alma", lembra a atriz, que adaptou o livro ao palco, em monólogo que estreia neste fim de semana em São Paulo, após temporada no Rio no último semestre.
Em sua obra, Pessanha percorre temas sobre a existência e a sociedade. Reflete sobre como é difícil nascer hoje num mundo tão conectado e replete de informações (e que ele chama de "hipernomeado", ou seja, com classificações em excesso).
"Ele fala muito sobre a opacidade contemporânea. A gente não tem mais espaço para não saber, para dar conta o tempo todo desse monte de relações", diz Soraya, que faz aqui o primeiro monólogo de sua carreira –além de alguns trabalhos em televisão, a atriz ficou conhecida por atuações em musicais como "Um Violinista no Telhado", com direção de Charles Möeller e Claudio Botelho.
Na adaptação que fez em parceria com o dramaturgo Diogo Liberano, a Soraya reproduz o texto de Pessanha, apesar de alguns cortes.
Ela não adentra muitos conceitos filosóficos que o autor contempla na obra (fazendo referências a outros nomes da filosofia), mas privilegia "a questão da chegada da criança ao mundo e como isso é uma coisa tão acelerada". "Hoje não temos tempo nem para não fazer nada", comenta Soraya.
OITO MÃOS
A direção de "Instabilidade" é divida entre quatro encenadoras: Daniella Visco, Georgette Fadel (a amiga que sugeriu a leitura do livro), Julia Bernat e Stella Rabello.
Foi um trabalho "instável", explica a atriz. Cada diretora participou de uma parte do processo, sem que uma trabalhasse junto com outra. "E a Georgette falava: 'No fundo, é você é quem vai ter que amarrar isso tudo'."
Montado sem patrocínio ou verba pública, o monólogo cria seu cenário a partir do local onde será encenado. "A cada lugar a que a gente vai, a gente faz com o que tem."
No parque das Ruínas, no Rio, Soraya partiu de um telhado que tinha no espaço. Na temporada paulistana, no Sesc Ipiranga, ela usa como cenografia um armário.
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INSTABILIDAdE PERPÉTUA
QUANDO sex., às 21h30; sáb., às 19h30; dom., às 18h30; até 1º/10
ONDE Sesc Ipiranga - auditório, r. Bom Pastor, 822, tel. (11) 3340-2000
QUANTO R$ 6 a R$ 20
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