• Mercado

    Thursday, 28-Mar-2024 09:07:28 -03

    EUA querem que G20 corte subsídios a combustíveis

    da Reuters

    04/09/2009 07h55

    Os Estados Unidos querem propor que o G20 (grupo que reúne representantes de países ricos e dos principais emergentes) elimine subsídios a combustíveis fósseis e aumente a transparência no mercado de petróleo, segundo uma fonte ouvida pela agência de notícias Reuters. Os líderes do grupo se reunirão em Pittsburgh (EUA) nos dias 24 e 25 deste mês.

    Os EUA argumentarão no encontro que os subsídios distorcem os mercados de petróleo e derivados e elevam artificialmente a demanda por combustíveis, gerando mais emissões de gases do efeito estufa, segundo a fonte, que pediu anonimato.

    A proposta pode enfrentar resistência de países do grupo que oferecem subsídios substanciais ao petróleo, como China, Índia e Rússia. Os EUA defenderão que os países do G20 eliminem os subsídios dentro de cinco anos, e que os demais o façam até 2020.

    Os EUA também levarão à reunião propostas para que os participantes entreguem informações mais rápidas e precisas sobre o mercado do petróleo, notoriamente obscuro. Isso incluiria a divulgação de estoques e de posições no mercado futuro.

    A transparência e a especulação se tornaram questões importantes nos mercados de matérias-primas depois de uma fase de seis anos de alta nos preços, que elevaram o petróleo ao recorde de quase US$ 150 por barril no ano passado, o que abalou a economia de países dependentes de importações.

    A especulação com contratos futuros de trigo, milho e soja também geraram no ano passado uma forte elevação dos preços alimentícios, prejudicando países e populações mais pobres.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024