• Mercado

    Thursday, 25-Apr-2024 17:37:27 -03

    Retomada da economia após Crise de 29 depende de programas do governo

    da Folha Online

    24/10/2009 07h17

    "New Deal", ou novo acordo, é o nome com que ficou conhecido um conjunto de programas de assistência criados no governo de Franklin Delano Roosevelt, a fim de tirar os Estados Unidos da Grande Depressão --um período de forte retração na economia que começou com a quebra da Bolsa de Nova York em outubro de 1929 e prosseguiu ao menos até 1939.

    Crise de 1929 atingiu economia e mudou a ordem política no Brasil
    Grande Depressão dura mais de dez anos, veja cronologia
    Crise afetou autoestima da população e abriu espaço para Hitler

    Roosevelt assumiu a presidência no início de março de 1933. O nome "New Deal" surgiu a partir do discurso no qual ele aceitou a indicação do Partido Democrata para disputar o cargo em 1932. Roosevelt disse no discurso: "Me comprometo com vocês, me comprometo comigo mesmo, a fazer um novo trato ['new deal'] com o povo americano".

    A crise no setor bancário do país estava em ritmo descontrolado. Apavorados com o número de instituições que vinham falindo desde 1929, os clientes corriam para sacar seu dinheiro. Em 1929, havia 17.583 bancos estaduais e 8.150 nacionais no país.

    Para conter esse movimento, Roosevelt decretou, um dia depois de assumir o cargo, quatro dias de fechamento dos bancos; nesse período, essas instituições seriam avaliadas e, as que fossem consideradas viáveis receberiam dinheiro para manterem-se abertas. As que não passassem no teste seriam fechadas. A medida foi bem sucedida: em 10 de março os bancos reabriram e em dois meses milhares de bancos voltaram a operar --em alguns casos, os depósitos chegaram a superar os saques.

    O sucesso na contenção da crise bancária abriu caminho para outras medidas, a maioria das quais foi posta em vigor nos primeiros cem dias do governo Roosevelt, mas em 1935 outros programas foram criados. Foram criadas agências como a WPA (Works Progress Administration) e a CCC (Civilian Conservation Corps), a fim de oferecer ajuda imediata do governo e de criar empregos temporários.

    Outras medidas foram aprovadas dentro da iniciativa do governo para tirar o país da Depressão, como a criação da NRA (National Recovery Administration), que foi encarregada de ajudar a regular salários, horas trabalhadas e acordos coletivos. Para evitar uma nova ocorrência de eventos danosos à economia devido a práticas no setor financeiro, o governo criou a FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), para garantir os depósitos nos bancos e a SEC (Securities and Exchange Commission), a autoridade reguladora do setor financeiro americano.

    O governo Roosevelt ainda criou a AAA (Agricultural Adjustment Administration), que se encarregou de elevar os preços dos produtos agrícolas através de subsídios aos produtores, e a TVA (Tennessee Valley Authority), que atuava em sete Estados do país, na região do vale do Mississippi --uma das mais duramente atingidas.

    A Suprema Corte considerou algumas das medidas do "New Deal" inconstitucionais --alegando que o Executivo não tinha autoridade para regular a indústria ou para assumir os trabalhos de reforma social e econômica; Roosevelt, então, tentou em 1937 reorganizar a corte, mas a proposta foi rechaçada pela oposição.

    Outras medidas foram mantidas, mas as críticas dos opositores persistiram, principalmente as que julgavam ver no "New Deal" tendências "socialistas".

    Veja a seguir as principais agências criadas pelo governo Roosevelt para combater a Grande Depressão.

    CWA (Civil Works Administration): criada em novembro de 1933, para realizar obras públicas e ocupar os desempregados.

    HOLC (Home Owners Loan Corporation): permitia a suspensão temporária de pagamentos e o refinanciamento de hipotecas, com o objetivo de interromper a onda de despejos.

    FHA (Federal Housing Administration): criada pela lei Nacional de Habitação em 1934 para garantir as hipotecas residenciais.

    SEC (Securities and Exchange Commission): criada em 1934, para regular o mercado financeiro.

    WPA (Works Progress Administration): criada em maio de 1935 como parte do plano de US$ 5 bilhões aprovado no Congresso em abril para expandir os programas de obras públicas e criação de empregos.

    RA (Resettlement Administration): criada em abril de 1935, foi incorporada à FSA (Farm Security Administration) em 1937.

    REA (Rural Electrification Administration): criada para construir sistema de geração de energia elétrica em regiões rurais, além de oferecer crédito a agricultores.

    NYA (National Youth Administration): criada para oferecer ajuda a jovens em áreas urbanas.

    NLRB (National Labor Relations Board): criada dentro da Lei Wagner, proposta pelo senador Robert Wagner, de Nova York, que incluía uma nova garantia para as negociações coletivas dos trabalhadores.

    Social Security: a lei da Previdência Social foi aprovada pelo Congresso em 1935.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024