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    Grupo americano Comcast compra NBC Universal por US$ 13,75 bi

    da Folha Online

    03/12/2009 10h32

    A empresa de TV a cabo, telefonia e internet Comcast anunciou nesta quinta-feira que chegou a um acordo para comprar o controle da rede americana NBC Universal por US$ 13,75 bilhões.

    Pelo acordo, a Comcast vai adquirir 51% da NBC Universal do conglomerado GE (General Electric), que controla a rede desde 1986. Na terça-feira (1º) a GE fechou um acordo com a Vivendi para comprar a participação de 20% que a companhia francesa detém na NBC Universal por US$ 5,8 bilhões, o que abriu caminho para a proposta da Comcast.

    A Comcast detém cerca de 25% do mercado de TV paga nos Estados Unidos; com a aquisição, controlaria ainda a rede NBC, o canal de TV em espanhol Telemundo e diversos outros canais, como Syfy e The Weather Channel, além de canais regionais de programação esportiva, parques temáticos e dos estúdios Universal.

    O executivo-chefe da Comcast, Brian Roberts, e o da GE, Jeff Immelt, discutiram o negócio por meses e nas últimas semanas a GE vinha tentando obter da Vivendi a parcela controlada pela empresa francesa.

    A Vivendi havia inicialmente avaliado em US$ 6,1 bilhões a sua participação na NBC Universal, adquirida em 2004, de acordo com informações obtidas pela Reuters no começo do mês. Mas havia discordância entre as partes quanto à avaliação, e a disparidade foi lentamente reduzida ao longo das últimas semanas.

    A GE controla os outros 80% da NBC Universal, e sua oferta mais recente pelos demais 20%, feita dias antes, havia sido de US$ 5,6 bilhões, de acordo com uma fonte.

    A NBC Universal teve um lucro operacional de US$ 1,7 bilhão, com uma receita de US$ 11,2 bilhões, nos três primeiros trimestres deste ano.

    A Comcast afirma que quer o controle da NBC devido a sua busca por mais canais para aumentar a oferta de suas ofertas de "vídeo on demand" --em que o cliente assina o serviço e tem um cardápio de filmes, documentários e séries na tela, podendo assistir o que escolher a qualquer momento. Assim, a empresa dependeria menos de receitas com o serviço de TV a cabo, que vem perdendo assinantes para rivais, como companhias telefônicas que oferecem o mesmo serviço.

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