O investimento em espaço publicitário nos meios de comunicação cresceu 10% no acumulado de janeiro a agosto no Brasil, alcançando R$ 19,4 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios.
Os dados de julho e agosto mostram uma pequena desaceleração ante o ritmo do primeiro semestre, que foi de 11%.
Editoria de Arte/Folhapress |
Com anúncios impressos, os jornais obtiveram faturamento bruto de R$ 2,2 bilhões até agosto, alta de 2,54%. O setor é o segundo no ranking dos investimentos publicitários, com uma participação de 11,46%.
O meio que mais cresceu, em termos percentuais, foi TV por assinatura -alta de 16% e faturamento bruto de R$ 888 milhões. Com 0,32% do bolo publicitário total, o cinema registrou a segunda maior taxa de crescimento, 14,61%, acima de internet (14,33%).
O meio digital faturou, até agosto, R$ 980,9 milhões, com 5% de participação no total dos investimentos -R$ 90,6 milhões, ou 0,47% do investimento total em publicidade, referem-se a publicidade digitais de jornais impressos.
O meio revista, o terceiro em faturamento publicitário, encolheu 3,67% e faturou R$ 1,2 bilhão -6% de participação.
A TV aberta ampliou a liderança, para 65%, com faturamento de R$ 12,6 bilhões. O meio rádio faturou R$ 763,2 milhões, alta de 8%, e o segmento de mídia exterior cresceu 7,5%, para R$ 587 milhões.
O Inter-Meios é feito pela PwC para o grupo Meio & Mensagem, com informações dos próprios veículos.