• Mercado

    Thursday, 28-Mar-2024 14:53:08 -03

    Inventor da sigla Bric se aposenta do banco Goldman Sachs

    DE SÃO PAULO

    05/02/2013 19h17

    Jim O'Neill, 55, presidente do braço de gestão de ativos do Goldman Sachs, vai se aposentar do banco de investimentos. Ele se tornou famoso por prever a ascensão das economias emergentes e ter cunhado o termo Bric para designar os principais representantes deste grupo.

    Em 2001, ele criou a sigla para designar Brasil, Rússia, Índia e China. À época chefe de pesquisa econômica do banco, O'Neil viu sua própria ascensão no Goldman Sachs estar ligada à das nações que escolheu para destacar.

    Segundo o jornal britânico "Financial Times", a decisão do executivo pode estar ligada pela frustração sobre o status da gestão de ativos que controlava dentro do Goldman Sachs.

    O cargo de presidente do braço de gestão de ativos foi criado em setembro de 2010 especificamente para O'Neill, e sua divisão teve uma grande contribuição para as receitas totais do Goldman Sachs nos últimos anos.

    Segundo o "FT", o banco não deve nomear um substituto para seu cargo e Tim O'Neil e Eric Lane devem permanecer como codiretores da divisão.

    PEDIDO

    O'Neill apresentou seu pedido de demissão no mês passado, mas Goldman atrasou o anúncio público de sua partida para depois do encontro anual com parceiros do banco, que ocorreu na semana passada em Nova York.

    O anúncio foi divulgado nesta-feira (5). No comunicado assinado por Lloyd Blankfein, presidente-executivo do Goldman Sachs, e Gary Cohn, chefe de operações, o banco desejava a "Jim e sua família tudo de melhor nos próximos anos".

    Segundo pessoas próximas ao executivo ouvidas pelo "Financial Times", O'Neill não tem planos para se juntar a outra empresa no momento.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024