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    Blogueira acima do peso satiriza anúncios da Abercrombie & Fitch

    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    21/05/2013 16h57

    A grife americana Abercrombie & Fitch, acusada de ter decidido associar a marca apenas a pessoas consideradas bonitas, foi novamente alvo de um protesto na internet --desta vez, por parte de uma blogueira acima do peso.

    A blogueira Jes, dona do site The Militant Baker, tirou fotos em que aparece como modelo simulando anúncios da marca. Algumas imagens vêm acompanhadas da frase "atraente e gorda".

    Outros protestos contra a grife também ganharam repercussão na internet na semana passada, como um Tumblr (blog para a postagem de fotos) brasileiro com imagens de moradores de rua usando roupas da marca.

    As iniciativas são reflexo da polêmica causada depois que Robin Lewis, coautor do livro "The Rules of Retail", afirmou ao site "Business Insider" que a Abercrombie optou por não vender roupas femininas nos tamanhos XL e XXL (XG e XXG no Brasil) para que a marca seja ligada apenas a pessoas "magras e bonitas".

    themilitantbaker.com
    Blogueira acima do peso satiriza anúncios da grife Abercrombie & Fitch
    Blogueira acima do peso satiriza anúncios da grife Abercrombie & Fitch

    A divulgação de declarações feitas pelo presidente da empresa, Mike Jeffries, em 2006, reforçou as críticas negativas. "Em toda escola existem as crianças legais e populares e as crianças 'não tão legais'. Nós vamos atrás das legais", afirmou Jeffries.

    "Muitas pessoas não servem [em nossas roupas] e não devem servir. Somos excludentes? Absolutamente."

    Segundo Lewis, a Abercrombie manteve os tamanhos grandes para homens somente para atrair esportistas fortes para as suas lojas.

    A blogueira americana também escreveu em seu site uma carta endereçada ao presidente da grife em que diz que a empresa reforça a ideia de que mulheres acima do peso são "fracassos sociais, sem valor e indesejáveis".

    "Na nossa cultura, nunca vemos fotos que combinem mulheres baixas, gordas e não-convencionais com modelos profissionais não-baixos e não-gordos", afirma. "Em grande parte, isso se deve a companhias como a sua que perpetuam a imagem de que mulheres gordas não são bonitas".

    Em algumas imagens, a blogueira aparece acompanhada de um modelo alto e magro.

    Jes afirma ainda que, apesar de a empresa não fazer roupas femininas nos tamanhos XG e XXG, uma camiseta tamanho G serve em mulheres com manequim 22 nos EUA (50 no Brasil). "Você pode querer resolver [esse problema]", afirmou a blogueira em tom de ironia na carta a Jeffries.

    themilitantbaker.com

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