• Mercado

    Thursday, 25-Apr-2024 11:08:59 -03

    Com alta de juros, título pós-fixado é a indicação no Tesouro Direto

    MARIA PAULA AUTRAN
    DE SÃO PAULO
    DANIELLE BRANT
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    17/06/2013 03h00

    Quando o investidor compra um título prefixado no Tesouro Direto, recebe, no vencimento, um rendimento predeterminado.

    No caso de venda antes do prazo, porém, o preço do papel sofre um desconto que acompanha as taxas futuras de juros.

    Aplicações no Tesouro Direto voltam a render acima de 10%

    Assim, quanto maiores essas taxas, que refletem as apostas de mercado sobre o juro básico do país (taxa Selic), maior o desconto no valor do título. O preço de revenda, portanto, cai.

    O contrário também vale. Quanto mais baixas as taxas de juros, menor o desconto.

    É importante destacar que, se o investidor permanece com o papel até o vencimento, recebe a rentabilidade combinada na compra.

    Editoria de Arte/Folhapress

    O Tesouro permite que as negociações sejam feitas entre as 9h das quartas e as 5h das quintas-feiras.

    Especialistas destacam que, como o cenário atual é de aumento do juro básico, hoje em 8% ao ano, quem comprou um título prefixado com a Selic menor está ganhando menos dinheiro.

    O ideal, dizem, é investir em papéis pós-fixados, cujo rendimento não é definido no momento da compra. Eles acompanham um determinado índice, como o IPCA (a inflação oficial) ou a própria Selic.

    O planejador financeiro Valter Police afirma que, mesmo no título prefixado, há a possibilidade de perda real, se a inflação no período for maior do que o percentual de remuneração do título. "No papel prefixado, você sabe quanto vai ganhar, mas não sabe se esse retorno será bom ou ruim", diz.

    Já a rentabilidade do pós-fixado é influenciada positivamente conforme a taxa Selic sobe, pois o valor do título é determinado pelo juro somado a seu indexador ou pela própria taxa básica, como no caso das LFT (Letras Financeiras do Tesouro).

    Police ressalta, porém, que os títulos pós-fixados são mais seguros, mas costumam ter rendimento menor que o dos prefixados. Ele diz ainda que, antes de pensar em vender os títulos porque o valor caiu, o investidor deve se ater aos objetivos que tinha quando fez a aplicação.

    "Se queria se proteger da inflação e comprou um título atrelado ao IPCA, não importa a variação", diz Police. Só deve vender, afirma, se olhar para frente e achar que o cenário vai mudar e esse índice não terá a trajetória prevista inicialmente.

    Para minimizar a possibilidade de perda, Amerson Magalhães, diretor da Título Corretora, recomenda montar uma carteira diversificada, com papéis prefixados e pós-fixados -e com diversos prazos de vencimento. "Se a Selic subir, você ganhará em um papel, e, se cair, em outro."

    CUSTOS

    Vale lembrar que há custos que podem corroer os ganhos, dependendo do prazo em que o dinheiro fica aplicado.

    Se o aplicador decidir vender o título, precisará considerar os descontos. A alíquota do Imposto de Renda, por exemplo, é maior quanto menor o prazo da aplicação -varia de 15% a 22,5%.

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024