Depois do astronauta Marcos Pontes, o brasileiro Marco Aurélio Gorrasi, 25, pode ser o segundo brasileiro a ir para o espaço. Ele foi um dos 25 escolhidos em uma promoção da marca de desodorante Axe, da Unilever, para realizar um voo suborbital, no qual é possível avistar a terra a 103 km de altitude. Um milhão de pessoas de 60 países se inscreveram na promoção --a maior da história da Axe.
A empresa não divulga o valor do investimento. Após eliminatórias em cada país, 107 foram para a final em Orlando, com três dias de provas de resistência, conhecimentos de aerodinâmica e treinamentos aéreos em um avião militar.
"É mais fácil virar astronauta do que ser trainee da Unilever", diz Gorrasi, que é formado em administração de empresas e concorreu três vezes, sem sucesso, a uma vaga de trainee na Unilever no Brasil. No processo seletivo do ano passado, 46 mil concorreram para 27 vagas.
João Wainer/Folhapress | ||
Marco Aurélio Gorrasi, 25, que deve ser o segundo brasileiro a ir para o espaço |
Gorrasi, que pratica jiu jitsu, pediu demissão para poder participar do treinamento na última semana. Seu irmão também estava na final, mas não foi pois acabara de assumir um emprego novo em uma grife de moda em Paris. Os dois foram escolhidos em um concurso realizado por meio votação em redes sociais no Brasil, no início do ano. Na votação, que precisou ser revisada devido a fraudes, foram escolhidos oito candidatos, entre eles um filho do ex-governador do Rio, Anthony Garotinho. Os oito passaram por um treinamento de resistência em uma arena montada no shopping Eldorado, em São Paulo, e os irmãos Gorrasi foram selecionados para a etapa final.
Os voos não têm data confirmada para acontecer e serão realizados pela SXC (Space Expedition Corporation) a bordo do Lynx, veículo espacial reutilizável que está em fase de construção. A previsão inicial era realizar os voos em 2014, mas já se fala em 2015. Os primeiros voos teste da espaçonave estão previstos para o segundo trimestre de 2014.
A SXC já vendeu 250 passagens, que custam US$ 100 mil, incluindo as 25 adquiridas pela Unilever. O time da fabricante de bens de consumo deve embarcar pouco depois dos primeiros turistas pagantes. A Lynx tem capacidade para um passageiro e um piloto e o voo dura cerca de uma hora. No início, serão dois voos por dia, mas a capacidade é para quatro voos.
A SXC e a XCor, fabricante do Lynx, estão em uma espécie de corrida espacial comercial para ver quem levará os primeiros turistas para o espaço. A Virgin Galactic, de Richard Branson, começou sete anos antes, com o desenvolvimento de outra espaçonave, mas também não deve iniciar os primeiros voos antes de 2015.
Pelo menos três brasileiros já compraram passagens para voar com a SXC e com a Virgin.
Os jornalistas viajaram a convite da Unilever