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    Investidor-anjo tem 44 anos em média

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    23/12/2013 03h00

    Uma opção mais comum para profissionais experientes que querem participar do desenvolvimento de empresas tecnológicas é se tornar investidor ou conselheiro.

    Segundo pesquisa da associação Anjos do Brasil, (organização que reúne investidores individuais e fomenta o empreendedorismo), a idade média de quem investe em empresas iniciantes por conta própria é de 44 anos.

    Apenas 5% dos donos de empresas de internet têm mais de 51 anos

    A maioria é formada por pessoas que criaram empresas de sucesso no passado (50%). A seguir estão executivos de grandes empresas (29%) e profissionais do mercado financeiro (13%).

    Antônio Mamede, 59, é dono de uma consultoria. Fez carreira primeiro na área de tecnologia e depois como executivo em empresas como Volkswagen e ThyssenKrupp.

    Ele conta que sempre foi apaixonado por tecnologia e, desde a época do fax, nos anos 1980, já sonhava com aparelhos com as funções dos smartphones de hoje.

    Daniel Guimarães/Folhapress
    Antonio Augusto Mamede, que foi executivo da Volkswagen durante 25 anos e agora é consultor.
    Antonio Augusto Mamede, que foi executivo da Volkswagen durante 25 anos e agora é consultor.

    Há dois anos, ele investiu no aplicativo Mallguide, que permite visualizar, no celular, a localização das lojas em um shopping e as promoções realizadas por elas. O fundador da companhia tem pouco mais de 30 anos.

    Mamede conta que se reúne com a equipe da empresa pelo menos uma vez ao mês para discutir os rumos do negócio e se mantém em contato com os fundadores da companhia quando há uma decisão importante a ser tomada.

    "Essa área de tecnologia precisa muito de mentores para indicar o caminho a seguir", afirma Mamede.

    "Quando jovem, você acha que o mundo é colorido e sua ideia é maravilhosa. Mas, quando chegam as primeiras frustrações, 99% deles perdem o entusiasmo", diz o investidor.

    A pesquisa da e.Brics indica que somente 2% dos empreendedores esperam apenas investimentos de quem aposta na empresa.

    Outros 39% dizem que o investidor deve contar com uma boa rede de contatos. Outra característica citada foi ser confiável.

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