A aquisição de três empresas pela administradora de planos de saúde Qualicorp foi autorizada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) nesta quarta-feira (9). A empresa terá, contudo, de se desfazer de 140 mil clientes.
A condição faz parte de um acordo firmado entre a empresa e o Cade. A Qualicorp terá de criar uma nova administradora de benefícios e registrá-la na ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar). Em seguida, deverá transferir a ela pelo menos 140 mil clientes do segmento de planos coletivos. Depois, terá de vendê-la. O prazo para que o processo aconteça não foi divulgado.
As administradoras de saúde fazem a ponte entre clientes e planos de saúde. Entidades de classe e empresas acionam a Qualicorp, que então contrata operadoras como Amil, Sulamérica e Bradesco.
Das três aquisições autorizadas pelo Cade, duas foram feitas pela Qualicorp no ano passado: a compra do Grupo Padrão e de 60% da Aliança Administração de Benefícios. A outra, a aquisição da carteira de clientes da Afinidade Administradora, foi feita ainda em 2011.
Segundo a Qualicorp, o acordo que possibilitou a aprovação das operações garante a manutenção dos benefícios e das sinergias resultantes das aquisições. A empresa afirmou, ainda, que irá cooperar com o Cade até o cumprimento integral de todas as obrigações assumidas.