• Mercado

    Thursday, 28-Mar-2024 14:10:54 -03

    Biblioteca Britânica põe à disposição do público 300 anos de jornais

    ANDREA FELSTED
    DO "FINANCIAL TIMES"

    29/04/2014 16h05

    Mais de 300 anos de jornais locais, regionais e nacionais ficarão à disposição do público como parte de uma reforma de 33 milhões de libras nas coleções de jornais da British Library.

    Sajid Javid, secretário de Estado para a cultura, mídia e esporte, inaugurará a Newsroom da biblioteca hoje - a primeira sala de leitura nova a ser inaugurada em uma década pela biblioteca. A sala destacará a coleção nacional de jornais de Reino Unido, que abriga mais de 750 milhões de páginas de jornais e periódicos.

    "Jornais são muitas vezes descritos como o primeiro rascunho da História", disse Roly Keating, presidente-executivo da British Library.

    "Na verdade, em muitos casos eles são a matéria-prima da História e muitas vezes o único registro existente de um evento ou indivíduo que de outra forma seria esquecido".

    A nova coleção equiparará os jornais aos demais elementos da coleção nacional, incluindo manuscritos com iluminaras, mapas e gravações sonoras.

    A Newsroom é a culminação do programa da British Library para reformular a forma de preservar e acessar a coleção nacional de jornais, que envolveu o fechamento de sua velha divisão de jornais em Colindale, norte de Londres.

    A coleção em papel está sendo transferida a uma nova instalação de armazenagem construída especialmente para esse propósito, em Boston Spa, West Yorkshire, que tem um ambiente especial com baixo teor de oxigênio e grandes guindastes robotizados.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024