A Hennes & Mauritz, segunda maior varejista de moda do mundo, planeja acelerar o passo de sua expansão online no ano que vem para alcançar as rivais no comércio eletrônico.
Mais conhecida como H&M, a empresa sueca de moda de baixo custo disse nesta quarta-feira (18) que as vendas em junho tiveram um bom começo após divulgar um lucro no segundo trimestre fiscal em linha com as previsões de analistas.
A H&M, que foi mais lenta que muitas de suas concorrentes para começar a vender online, disse que vai lançar sites em oito a 10 mercados em 2015, após implementá-los na Espanha, Itália e China ainda este ano.
Atualmente, a empresa tem presença online em 10 mercados, menos da metade da maior rival Zara, que pertence à Inditex e que vende online em 25 mercados.
Bertrand Guay/AFP | ||
Desfile da coleção outono/inverno 2014/2015 da H&M, apresentada em fevereiro deste ano em Paris |
A H&M está investindo pesado para desenvolver novos sites online e ampliar sua oferta de produtos com outras marcas como COS, & Other Stories e H&M Home. A companhia planeja inaugurar 375 lojas neste ano, abrindo pela primeira vez nas Filipinas e na Índia na segunda metade do ano.
O lucro antes de impostos ficou em 7,6 bilhões de coroas suecas (US$ 1,1 bilhão) de março até maio, em linha com previsão média em uma consulta da Reuters com analistas. A margem bruta foi de 60,8% –pouco abaixo da previsão de 61,2 por cento.
"Nossos investimentos vão afetar negativamente a rentabilidade da H&M no curto prazo, mas positivamente no longo prazo", disse o presidente-executivo da companhia, Karl-Johan Persson.
RUMO AO BRASIL
A rede está também em busca de espaços comerciais para montar operação no Brasil no ano que vem. A Folha apurou que a rede está mirando, primeiramente, uma loja de rua na avenida Paulista.
A ideia é inaugurar cinco lojas nos primeiros doze meses, incluindo pontos em shoppings. Para ganhar escala, a empresa planeja chegar a 15 ou 20 lojas nos primeiros anos. Para o médio prazo, serão pelo menos 40 lojas.
A estratégia de iniciar operações pela avenida Paulista, e não em um shopping de luxo, como têm feito concorrentes globais que desembarcaram recentemente, é se posicionar como mais popular.
H&M/2013
FATURAMENTO GLOBAL R$ 25,8 milhões
LUCRO LÍQUIDO R$ 5,9 milhões
INVESTIDORES Alecta Pensionsförsäkring, NTC Canadian Pension Funds Lending, Swedbank Robur fonder, AMF - Försäkring och Fonder e Clearstream Banking S.A
PRINCIPAL CONCORRENTE Zara