• Mercado

    Friday, 26-Apr-2024 19:33:58 -03

    Eletropaulo, Rossi e Cosan deixam Ibovespa e dão espaço à Multiplan

    DE SÃO PAULO

    02/01/2015 12h39

    A BM&FBovespa divulgou nesta sexta-feira (2) a terceira e última prévia da nova carteira do Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, que vigorará entre 5 de janeiro e 30 de abril de 2015.

    Em relação ao atual portfólio do índice, foram retiradas as ações da empresa do setor de energia Eletropaulo, os ativos da construtora e incorporadora Rossi Residencial e os papéis da Cosan Logística, que deram espaço à administradora de shopping centers Multiplan.

    Todas as alterações já estavam presentes na segunda prévia, divulgada em meados de dezembro. Desta forma, o Ibovespa passará a ter 68 ativos, de 64 empresas. Atualmente, o índice é composto por 70 ativos.

    O setor financeiro ganhou ainda mais peso dentro do índice. O Itaú Unibanco passou a ter uma participação de 11,080% na carteira, a maior fatia entre todas as ações. É o único papel com representatividade acima de dois dígitos.

    Em seguida, a ação preferencial (sem direito a voto) do Bradesco aparece com peso de 8,494%. Já a Ambev possui participação de 7,126%. Os papéis preferenciais de Petrobras e Vale ocupam, respectivamente, a quarta e a quinta posições no ranking das maiores participações no Ibovespa, com percentuais de 4,835% e 4,318%.

    A ação ordinária (com direito a voto) da Petrobras perdeu bastante espaço. Atualmente esses papéis representam 5,534% do índice. De acordo com a nova prévia, a fatia caiu para 3,104%, atrás de empresas como Cielo (3,312%) e BRF (3,630%).

    Com participação total (incluindo ações preferenciais e ordinárias) em torno de 7,9% no Ibovespa, a Petrobras tem a menor representatividade dentro do índice desde os 7,6% de agosto de 1998, logo após a privatização do antigo sistema Telebrás e quando as telefônicas eram as empresas mais importantes da Bolsa.

    Para conferir o portfólio prévio completo do Ibovespa e as participações de cada ação, clique aqui.

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024