• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 23:45:30 -03

    Em livro, Miriam Leitão traça quadro otimista para futuro do Brasil

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    05/09/2015 02h00

    Ze Carlos Barretta - 6.ago.2015/Folhapress
    A jornalista Miriam Leitão durante lançamento de seu livro "História do Futuro" em São Paulo
    A jornalista Miriam Leitão durante lançamento de seu livro "História do Futuro" em São Paulo

    A crise econômica, a Operação Lava Jato, o deficit do Orçamento de 2016, a devastação na Amazônia, o baixo rendimento dos alunos brasileiros em avaliações de desempenho.

    Essa é uma pequena amostra da lista de assuntos atuais que podem levar muitos a perguntar, desanimados: "O Brasil tem futuro"?

    Ao contrário do que aponta nossa conjuntura atual, a jornalista Miriam Leitão acredita que sim, o país pode se tornar um dos protagonistas do século 21.

    Acostumada a comentar o que vai mal no país em jornal ("O Globo"), em rádio (CBN) e em televisão (Globo News), ela dedicou quatro anos de pesquisas, viagens, entrevistas e análises de dados para explicar, no livro "História do Futuro", qual o destino possível do Brasil e o que fazer para que ele se realize.

    Na obra, temas relevantes para as próximas décadas são analisados em 12 capítulos. A jornalista parte das questões mais profundamente brasileiras, tratando primeiro da defesa da Amazônia e da biodiversidade, das tendências demográficas, da educação, da saúde e da economia.

    Conforme se avança na leitura, entra-se no mundo globalizado de hoje, da tecnologia que avança rapidamente, das cidades se tornando moradia da maior parte da população global e da necessidade de se inserir nas cadeias de produção e de comércio internacionais.

    O Brasil do futuro vislumbrado com otimismo por Miriam não é uma miragem ingênua ou ufanista. Ele é resultado da realização de potenciais que foram dados pela natureza, somados a avanços que o país vem acumulando com o tempo, mesmo com retrocessos que às vezes os escondem.

    Na apresentação do livro está a ideia principal: "Somos o primeiro país em biodiversidade do mundo. Somos o segundo maior reservatório de água doce, temos o maior potencial de energia renovável por quilômetro quadrado. Somos e seremos do reduzido grupo de países fornecedores de alimentos".

    No campo econômico, Miriam olha para o presente e não poupa críticas ao governo Dilma pela perda de credibilidade das contas públicas, pela disseminação de incentivos setoriais e pelo uso de preços controlados para segurar a inflação.

    Mas, lembra a autora, se vivemos em um país em recessão, em 1990 a inflação de qualquer mês superaria a meta anual de hoje.

    A estabilidade da moeda que veio em seguida não está ameaçada. Falta de atenção a inflação é respondida com queda de popularidade dos governantes, afirma.

    RISCOS

    Mas nada está garantido. Países podem fracassar e, no caso do Brasil, o principal risco é perder gerações pela falta de melhoras na educação.

    No Pisa, exame educacional cujos resultados são divulgados a cada três anos pela OCDE, o Brasil foi 58º em matemática, 59º em ciência e 55º em leitura, entre 65 países pesquisados em 2012.

    Porém mesmo nesse campo houve avanço. A universalização do ensino fundamental, negligenciada durante o regime militar, foi conquistada a passos contínuos a redemocratização.

    O envelhecimento também deve ser motivo de mais atenção. Em 2050, podemos ter mais da metade da População Economicamente Ativa com mais de 50 anos, e o número de octagenários deve quadruplicar até lá. O cenário indica a necessidade de reformas na Previdência e investimento em assistência para a população idosa.

    As análises são pontuadas por histórias de pessoas que, por suas trajetórias, apontam para o futuro, quando exemplificam a valorização do ensino pela população ou a busca por mais produtividade no campo sem agredir o ambiente, por exemplo.

    Outros depoimentos, porém, escancaram a dimensão de nosso atraso. O mais contundente desses é o da cardiologista Lilian Paula de Souza, que abre o capítulo sobre desigualdade. Negra, ela contou que sua cor de pele em diversas ocasiões foi uma barreira para que progredisse na carreira. Também foi vítima de racismo de pacientes.

    Equilibrando o que há de melhor e de pior no Brasil, o livro ajuda a olhar o horizonte que está à frente da crise atual. Entender quais são nossas capacidades e traçar objetivos é a primeira coisa a ser feita para escolher o caminho a ser seguido.

    HISTÓRIA DO FUTURO
    AUTORA Miriam Leitão
    EDITORA Intrínseca
    QUANTO R$ 49,90 (496 págs.)
    AVALIAÇÃO muito bom

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024