• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 05:25:53 -03

    o impeachment

    Consórcio com investigadas na Lava Jato suspende obra do Comperj

    DO RIO

    29/09/2015 16h27

    A principal obra do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) em curso, a chamada UPGN (Unidade de Processamento de Gás Natural), prevista pela Petrobras para ficar pronta em 2017, foi suspensa e 800 trabalhadores foram demitidos.

    O consórcio QGIT, composto por Queiroz Galvão, Iesa e Tecna, informou, por meio de nota divulgada nesta terça-feira (29), que se viu obrigado a suspender a obra "diante dos insustentáveis impactos sobre o contrato, decorrentes da crise econômica atual e de seus efeitos no câmbio e no mercado financeiro".

    O consórcio, que tem duas empresas investigadas na Lava Jato (Queiroz Galvão e Iesa), construía a unidade que irá receber e escoar a produção de gás natural do pré-sal.

    Na última apresentação do plano de negócios da empresa, para o período de 2015 a 2019, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, informou que a unidade deveria ser concluída em 2017—o prazo anterior era outubro de 2016.

    Localizado em Itaboraí, região metropolitana do Rio, o Comperj foi inicialmente concebido para ser um pólo petroquímico e uma refinaria. Após desistência do parceiro na parte petroquímica, a Petrobras tocou sozinha a obra da refinaria.

    Em junho, a estatal anunciou que a única obra do Comperj a integrar o plano de negócios de 2015 a 2019 da empresa seria a unidade de processamento de gás.

    O consórcio QGIT informa, em nota, que a suspensão é temporária e que as demissões ocorreram "respeitando-se integralmente a legislação trabalhista".

    Ainda segundo o consórcio, as negociações com a Petrobras estão em curso para que as obras sejam retomadas.

    OUTRO LADO

    Em nota divulgada nesta terça-feira (29), a Petrobras diz que está tomando todas as medidas necessárias para evitar a paralisação, mas afasta a possibilidade de renegociação do contrato, como querem as empreiteiras.

    "A Petrobras está em dia com suas obrigações e não concorda com a paralisação das obras", afirmou a companhia.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024