• Mercado

    Thursday, 09-May-2024 01:40:43 -03

    Disney investe mais US$ 200 milhões na Vice por novos programas

    DO "NEW YORK TIMES"

    10/12/2015 13h51

    A Disney investiu mais US$ 200 milhões na Vice Media, dobrando sua participação acionária apenas algumas semanas depois de seu investimento inicial, disseram pessoas informadas sobre a transação na terça-feira.

    A injeção de capital eleva a participação da Disney na Vice a 10%, de acordo com uma dessas fontes. O investimento não muda a avaliação de mercado da Vice, segundo a fonte, que no mês passado atingiu a faixa de US$ 4,2 bilhões a US$ 4,5 bilhões.

    O dinheiro ajudará a financiar programação original, incluindo programas de TV, disseram as fontes. A Vice deve promover a estreia de seu novo canal de TV a cabo, o Viceland, já no início de fevereiro, e pretende ocupar sua grade com programas de estilo de vida e entretenimento. O Viceland substituirá o H2, segundo canal do History Channel, controlado pela A&E Networks.

    O investimento —que eleva a participação da Disney a US$ 400 milhões— é a mais recente demonstração de apoio à Vice, cuja voz estrondosa e capacidade de atrair telespectadores masculinos jovens a ajudou a obter pilhas de dinheiro de companhias tradicionais de mídia, que querem atingir sua audiência básica. A A&E Networks, grupo televisivo controlado pela Hearst e Disney, investiu US$ 250 milhões no grupo no ano passado, e a 21st Century Fox investiu US$ 70 milhões.

    A Vice também tem um programa noticioso semanal na HBO e deve lançar um noticiário diário na rede premium de TV a cabo em 2016.

    A Disney, uma empresa de orientação familiar, e a Vice, conhecida por sua postura insurgente, podem parecer parceiras estranhas, mas uma razão para o relacionamento poderia ser os desafios que o setor de TV a cabo enfrenta. Perdas de assinantes e declínio de audiência estão retardando o crescimento de alguns dos canais mais antigos da Disney, entre os quais a ESPN, e o Viceland pode ajudar a recuperar parte desse atraso. A Disney se recusou a comentar, na terça-feira.

    A despeito da ousadia do conteúdo da Vice, a Disney acredita na abordagem multitela da companhia para a apresentação de notícias e entretenimento, e em sua compreensão da audiência jovem adulta, disseram pessoas com conhecimento do assunto, que falaram sob a condição de que seus nomes não fossem revelados para proteger relacionamentos.

    Ainda que as disparidades no estilo entre a Disney e a Vice acarretem riscos, a Disney terminou por concluir que a marca Vice pode ser inteiramente separada da sua.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024