• Mercado

    Wednesday, 24-Apr-2024 00:43:53 -03

    Desaceleração da inflação mostra que país volta à normalidade, diz Meirelles

    MARCELO NINIO
    DE WASHINGTON

    07/10/2016 14h52

    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta sexta (7) que a desaceleração mais acentuada do que se esperava da inflação em setembro indica que o país "está voltando à normalidade". Ele também elogiou a aprovação da PEC do teto dos gastos públicos na comissão especial da Câmara.

    "Parece que a economia brasileira está voltando à normalidade. A recessão ainda está em andamento, a capacidade ociosa das empresas é elevada, o desemprego é elevado e ainda crescendo. Espera-se, principalmente considerando-se que o Banco Central está adotando uma postura rigorosa no combate à inflação, que a inflação caia e a expectativa de inflação também", disse Meirelles durante um evento da Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Washington.

    "O que não era normal era vermos uma inflação elevada num país em recessão com o desemprego aumentando", disse.

    Para o ministro, a aprovação da PEC na comissão da Câmara é "uma sinalização muito boa", porque o projeto manteve seus elementos fundamentais e "a questão fiscal é central" nos esforços de retomada da economia brasileira.

    Sobre a reforma da Previdência, também considerada crucial pelo governo, o ministro disse que ela ainda está sendo finalizada, e afirmou que "idealmente" poderá ser aprovada no primeiro semestre de 2017.

    Inflação - Variação do IPCA, em %

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024