• Mercado

    Monday, 28-Jul-2025 21:22:11 -03

    Considerada machista, campanha de Saint Laurent causa polêmica

    SILVANO MENDES
    DA RFI

    07/03/2017 17h52

    Reprodução
    Anúncios polêmicos da Saint Laurent
    Anúncios polêmicos da Saint Laurent

    Uma nova campanha publicitária da marca francesa Saint Laurent provocou uma onda de protestos e pedidos para que ela seja retirada. As poses das modelos mostradas nas fotos foram consideradas "degradantes" para as mulheres. Mas esse não é o primeiro escândalo envolvendo a grife.

    Os dois visuais publicitários foram divulgados recentemente ruas de Paris, em plena temporada de desfiles das coleções outono-inverno 2017-18. Em uma das imagens uma modelo com casaco de pele, meias arrastão e rodas de patins fixadas em sapatos de salto aparece deitada, com as pernas abertas. Em outro, a modelo —vestida com um body e sapatos também com rodas— aparece inclinada sobre um banco.

    Publicidade

    As imagens foram consideradas explicitamente sexuais e provocaram um movimento de contestação nas redes sociais, principalmente às vésperas do Dia Internacional da Mulher. A associação feminista francesa "Osez le feminisme" (Ouse o feminismo) pediu a retirada da campanha, alegando que a publicidade era formada por elementos sexistas. "Tem hiperssexualização, conversão da mulher em objeto, posição de submissão. Simbolicamente, é muito violento", disse a porta-voz da associação, Raphaelle Remy-Leleu. "Como alguém pode hoje em dia pensar que vai conseguir vender com isso? Me pergunto se não tiveram a intenção, com a ideia de criar um escândalo para que se fale (da marca)", disse.

    Continuar lendo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025