• Mercado

    Thursday, 28-Mar-2024 07:38:21 -03

    Governo encurralado

    Meirelles diz que fica mesmo se Temer sair e reafirma seguir com reformas

    JULIO WIZIACK
    MAELI PRADO
    MARIANA CARNEIRO
    DE BRASÍLIA

    19/05/2017 02h00

    Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress
    Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante a 9º edição do Congresso de Fundos de Investimento

    O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) disse a investidores e aliados, nesta quinta (18), que acredita na permanência do presidente Michel Temer no poder. Mas sinalizou que tem disposição para continuar no comando da equipe econômica caso o presidente deixe o cargo.

    A possibilidade de ele continuar na Fazenda sem Temer foi cogitada nos bastidores diante dos rumores de que o presidente renunciaria nesta quinta-feira.

    Nesse caso, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, seria o primeiro na linha sucessória. E Meirelles teria boas chances de ficar no cargo.

    O ministro da Fazenda é visto por empresários e investidores como a principal âncora do governo e fiador de uma política econômica alinhada com o mercado. Ele prosseguiu nesta quinta-feira como o principal interlocutor de Brasília com o setor financeiro.

    Em meio à turbulência política que levou os mercados a um dia de forte estresse, o ministro conversou com representantes de bancos e investidores para reforçar a disposição do governo em implementar as reformas.

    No front interno, ele também reuniu sua equipe de secretários, no Ministério da Fazenda, para passar a mensagem de que o trabalho deve seguir em frente.

    DELAÇÃO

    Meirelles presidiu o Banco Central no governo Lula e, depois de deixar o posto, passou a trabalhar para o grupo J&F, do frigorífico JBS, comandado pelo empresário Joesley Batista. Saiu para assumir a Fazenda.

    Sobre a possibilidade de aparecer nas delações, Meirelles afirmou a pessoas próximas estar "absolutamente tranquilo".

    Edição impressa

    Governo encurralado

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024