• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 19:23:32 -03

    China abre investigação sobre importação de frango do Brasil

    ANAÏS FERNANDES
    DE SÃO PAULO
    DA REUTERS

    18/08/2017 09h37 - Atualizado às 21h43

    Gabo Morales-20.mai.2013/Folhapress
    Galinhas poedeiras criadas no interior de São Paulo
    Galinhas poedeiras criadas no interior de São Paulo

    O governo chinês abriu nesta sexta (18) investigação antidumping sobre as importações de carne de frango do Brasil, após a indústria local se queixar de que o país venderia produtos abaixo do valor do mercado interno.

    O Brasil é o maior exportador mundial de frango, e a China é seu terceiro principal comprador, atrás de Arábia Saudita e Japão.

    Em anúncio sobre a medida, o Ministério do Comércio chinês informou que o Brasil respondeu por mais de 50% da oferta de frango ao país asiático entre 2013 e 2016.

    Segundo Francisco Turra, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), o Brasil tem 20 dias para responder aos questionamentos dos chineses.
    "Mas algumas questões estão obscuras. A petição cita empresas que não exportam nem um quilo de carne de frango."

    De acordo com a ABPA, de janeiro a julho, o Brasil vendeu 226,5 mil toneladas do produto à China —destino de 9% das exportações do tipo.

    Exportação de frango - Em US$ milhões

    Após receber a resposta, a China deve decidir se recorre ou não à OMC (Organização Mundial do Comércio). Turra diz não acreditar, porém, que o comércio será interrompido.

    "Não vemos com nenhum temor e estamos preparados tecnicamente para responder."

    Turra diz que o Brasil "não pratica dumping no comércio de frango" com nenhum país.

    "O Brasil é muito competitivo, e isso, às vezes, gera confusões."

    O dumping é uma prática desleal de comércio que ocorre quando uma empresa exporta um produto a preço inferior àquele cobrado no mercado interno.

    Para Pedro de Camargo Neto, vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira, eventuais medidas antidumping da China seriam preocupantes e poderiam "atrapalhar muito". Mas ele diz não crer que o Brasil adote a prática.

    "Não é habitual do Brasil fazer dumping de frango, e é habitual da China adotar medidas protecionistas."

    DIPLOMACIA

    A investigação deve ser discutida já no início da próxima semana, segundo Turra, em reunião da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação).

    Em tom diplomático, a embaixada da China no Brasil diz que o governo chinês realizará "investigações justas" e se dispõe a manter contato com o Brasil "para os dois lados acomodarem as preocupações entre si e salvaguardarem o desenvolvimento saudável das relações comerciais bilaterais".

    Em nota, o Itamaraty confirmou a investigação abeta pelo governo chinês e afirmou que o governo "vai apoiar os exportadores brasileiros no processo antidumping e buscar assegurar que as normas da OMC sejam seguidas estritamente".

    A BRF, maior exportador global de carne de frango, disse que não comentaria o assunto.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024