• Mundo

    Friday, 19-Apr-2024 06:06:14 -03

    Obama vence após campanha de mobilização em massa de eleitores

    da Efe

    05/11/2008 04h34

    Barack Obama selou nesta quarta-feira uma vitória histórica, que já era prevista por várias pesquisas, ao ser o primeiro negro eleito presidente dos Estados Unidos, após uma campanha intensa de mobilização de eleitores que o candidato democrata conduziu com grande disciplina.

    Morry Gash/AP
    Os democratas Barack Obama e Joe Biden comemoram conquista da Casa Branca em eleição histórica nos Estados Unidos
    Os democratas Barack Obama e Joe Biden comemoram conquista da Casa Branca em eleição histórica nos Estados Unidos

    "Foi a campanha mais eficaz de mobilização de eleitores da história política americana", disse Adam Seagal, diretor do Programa de Eleitores Hispânicos da Universidade Johns Hopkins. Seagal explicou que o uso inteligente da internet para chegar aos eleitores foi fundamental nessa estratégia.

    No site oficial da campanha, Obama já agradecia os eleitores com o lema da disputa "A mudança é possível" e informações sobre a comemoração na cidade de Chicago.

    Além disso, sua superioridade financeira -- arrecadou mais de US$ 600 milhões durante a campanha, mais que o dobro que o seu adversário republicano John McCain -- fez com que lançasse uma implacável ofensiva propagandista. Essa ofensiva, destacou Seagal, o ajudou a ficar com o voto latino em Estados-chave para sua vitória nesta terça, como Colorado, Novo México e Flórida.

    Temo Figueroa, diretor da equipe hispânica de Obama, explicou que nos últimos dias em Estados como a Flórida era praticamente impossível que se passassem mais de 15 minutos sem que os telespectadores e ouvintes latinos escutassem a mensagem: "Sou Barack Obama e aprovo esta mensagem".

    O entusiasmo gerado por seu lema principal, de mudança e esperança ("Sim, é possível"), fez o resto do trabalho, em um país farto da presidência de George W. Bush, que deixa o país imerso na pior crise econômica em 80 anos e envolvido em dois conflitos, no Iraque e no Afeganistão.

    Além de destacar os detalhes da campanha histórica de Obama, os analistas ressaltaram também o enorme simbolismo da eleição do primeiro presidente negro na história do país. "É realmente épico que um afro-americano que tenha nascido quando muitos Estados ainda proibiam casamentos inter-raciais venha a se tornar presidente dos Estados Unidos", disse Fred Greenstein, professor emérito da Universidade de Princeton (Nova Jersey).

    Para Conrad Fink, ex-vice-presidente da agência de notícias Associated Press (AP) e professor de Jornalismo da Universidade da Geórgia, a eleição de Obama evidencia a "beleza da democracia americana". "Demonstra que qualquer um, independentemente de suas origens e da cor de sua pele, pode chegar ao mais alto", disse Fink.

    Erwin Hargrove, professor emérito da Universidade Vanderbilt (Tennessee), diz acreditar, por sua vez, que a vitória de Obama "ajudará a restaurar o prestígio moral americano no mundo".
    O triunfo de Obama supõe a ruptura dos EUA com os republicanos e a abertura de uma nova era política.

    "A vitória de Obama marca o fim de uma etapa de domínio republicano e poderia supor o início de um longo período de maioria democrata", previu Hargrove.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024