• Mundo

    Friday, 29-Mar-2024 12:37:25 -03

    Hu Jintao e Obama falaram por telefone sobre relações entre EUA e China

    da Efe, em Pequim

    09/11/2008 03h28

    O presidente da China, Hu Jintao, e o recém eleito presidente americano, Barack Obama, falaram neste sábado por telefone sobre o futuro das relações entre ambos os países e de outros assuntos internacionais, como a crise financeira mundial.

    John Gress /Reuters
    Barack Obama conversou com presidente da China por telefone neste sábado
    Barack Obama conversou com presidente da China por telefone neste sábado

    Segundo a agência oficial Xinhua, Hu expressou sua gratidão a Obama por enfatizar na campanha a importância das relações entre EUA e China, e defendeu o "estreitamento da cooperação para responder aos desafios globais".

    O presidente chinês acrescentou que, desde o estabelecimento de laços diplomáticos entre ambas as potências há 30 anos, muitas conquistas foram obtidas.

    "Como o país que mais se desenvolve e o país mais desenvolvido, China e Estados Unidos compartilham muitos interesses comuns em assuntos ligados à paz mundial e ao desenvolvimento", disse Hu ao próximo presidente americano.

    Jason Lee/Reuters
    O presidente da China, Hu Jintao
    O presidente da China, Hu Jintao

    "China e Estados Unidos devem se respeitar e se acomodar às preocupações do outro, para poder colocar sobre a mesa temas sensíveis na relação entre ambos os países, particularmente o assunto de Taiwan", lembrou Hu.

    A Xinhua diz que Obama considerou que a China "é uma grande nação, cujo desenvolvimento e sucesso coincidem com os interesses dos Estados Unidos".

    O próximo presidente americano disse a Hu que as relações entre a China e os EUA são "de vital importância no contexto internacional atual (...) e não só beneficiam os interesses dos dois países, mas o mundo inteiro".

    Assim, Obama acredita em aumentar a coordenação com a China em assuntos como segurança, mudança climática e disputas regionais.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024