• Mundo

    Wednesday, 24-Apr-2024 01:21:46 -03

    Religiosos trocam socos em igreja de Jerusalém

    da Folha Online

    09/11/2008 19h22

    Religiosos gregos e armênios ortodoxos trocaram socos e pontapés neste domingo (9) na basílica do Santo Sepulcro, no setor antigo de Jerusalém, um dos principais lugares do cristianismo. Dois homens foram presos.

    A polícia israelense precisou intervir para apartar a briga. Dezenas de pessoas, vestidas com trajes típicos das denominações ortodoxas grega e armênia, trocaram chutes e socos, derrubando artigos de decoração no local.

    Reuters
    Polícia teve de intervir em confronto entre religiosos, ocorrido na basílica do Santo Sepulcro, no setor antigo de Jerusalém
    Polícia teve de intervir em confronto entre religiosos, que ocorreu na basílica do Santo Sepulcro, no setor antigo de Jerusalém

    O conflito eclodiu durante uma cerimônia em que a comunidade armênia comemora o que acredita ser o quarto centenário da descoberta da cruz em que Jesus foi crucificado.

    Esse tipo de briga não é incomum na basílica do Santo Sepulcro entre as denominações cristãs, que são responsáveis por manter suas diferentes câmaras no local.

    Antigas rivalidades opõem os representantes das diferentes igrejas que disputam o controle do Santo Sepulcro, onde a tradição cristã afirma que Jesus Cristo foi crucificado e enterrado.

    A briga de hoje envolveu um pedido feito pelos ortodoxos gregos de terem um representante na edícula --a estrutura que se acredita ser a tumba de Jesus-- durante a procissão dos armênios, que recusaram a proposta. Quando os armênios tentaram passar durante o evento, os gregos bloquearam a passagem.

    Com Reuters, France Presse e Associated Press

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024