• Mundo

    Saturday, 20-Apr-2024 07:45:52 -03

    Neonazista alemão é julgado por cumprimentar judeu com saudação a Hitler

    da Efe, em Berlim

    24/11/2008 17h15

    O advogado e ideólogo neonazista Horst Mahler, "freqüentador" da Justiça alemã por negar o Holocausto, começou a responder nesta segunda-feira perante um tribunal por fazer a saudação hitlerista a um representante da comunidade judaica.

    Mahler, 72, foi membro da organização terrorista Fração do Exército Vermelho (RAF) antes de se tornar neonazista. Ele é acusado de incitação à violência por saudar com um "Heil, Hitler!" o ex-vice-presidente do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, Michel Friedman.

    Trata-se do segundo julgamento por este mesmo caso, já que ele apresentou recurso contra a sentença de dez meses de prisão imposta na primeira instância, em abril.

    Concretamente, Mahler é acusado de incitação ao ódio racial pela saudação a Friedman, quem lhe entrevistava para a edição alemã da revista "Vanity Fair", e pelas declarações vertidas na conversa, nas quais qualificou a Adolf Hitler de "redentor do povo alemão".

    O ideólogo neonazista, ex-advogado e membro do Partido Nacional Democrático (NPD), foi processado em numerosas ocasiões por crimes de caráter racista e uso de símbolos anticonstitucionais.

    Mahler foi membro de fundação da socialista RAF na época em que ela era dirigida por Andreas Baader e Ulrike Meinhof e passou vários anos na prisão durante os anos 70.

    Nos anos 90, ele deu uma reviravolta ideológica rumo à extrema direita e, em 2000, filiou-se ao NPD, que reúne os neonazistas alemães.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024