• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 02:25:06 -03

    Conheça o perfil de Bill Richardson, próximo secretário de Comércio dos EUA

    colaboração para a Folha Online

    03/12/2008 15h53

    O governador do Novo México, Bill Richardson, que será o secretário de Comércio na administração de Barack Obama, é a primeira pessoa de origem latina nomeada pelo presidente eleito para um alto posto no governo.

    Charles Dharapak/AP
    Obama nomeia Bill Richardson para ser o próximo secretário de Comércio dos EUA
    Obama nomeia Bill Richardson para ser o próximo secretário de Comércio dos EUA

    Richardson, que é um político com ampla trajetória internacional, foi embaixador dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas) e secretário de Energia durante o mandato presidencial do democrata Bill Clinton (1993-2001).

    Richardson foi pré-candidato à Presidência nas primárias democratas, mas saiu logo no começo do ano. Sua decisão de apoiar Obama, anunciada em um comício em Oregon, em 21 de março deste ano, causou estranheza entre os membros do partido.

    O governador foi secretário de Energia e embaixador dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas) no governo do ex-presidente Bill Clinton (1993 a 2000) e era muito próximo do casal Clinton. Na época, o governador foi chamado de "traidor" por assessores de Hillary.

    Richardson substituirá o secretário Carlos Gutiérrez, promotor do livre comércio com países da América Latina e porta-voz do governo republicano sobre assuntos relacionados a Cuba, seu país de origem.

    Richardson nasceu em Pasadena (Califórnia), em 15 de novembro de 1947. É filho de María Luisa López-Collada Márquez, conhecida figura da alta sociedade mexicana, e William Blaine Richardson, um executivo do Citibank de origem nicaragüense.

    O futuro secretário de Comércio de Obama já defendeu um teto para subsídios agrícolas e tem histórico em diplomacia. Ele havia sido cotado inicialmente para chefiar o Departamento de Estado, cargo que acabou nas mãos de Hillary Clinton.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024