• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 08:00:01 -03

    Tradução errada faz Hillary presentear chanceler russo com "botão de sobrecarga"

    colaboração para a Folha Online

    06/03/2009 17h30

    A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, presenteou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, com um "botão de reiniciar" para simbolizar a melhoria nas relações entre os dois países, mas o presente causou risos porque a palavra "reiniciar" foi traduzida de forma errada pela palavra russa "sobrecarregar".

    "Eu gostaria presenteá-lo com um pequeno presente que representa o que o presidente [Barack] Obama e o vice-presidente [Joe] Biden e eu temos a dizer e que é: 'Queremos redefinir a nossa relação' e por isso vamos fazê-lo juntos", disse Clinton, presenteando Lavrov com uma caixa do tamanho de um palmo com um botão vermelho.

    Fabrice Coffrini/Reuters
    Assistente mostra "botão de reinício" dado por Hillary Clinton ao chanceler russo; erro fez presente virar "botão de sobrecarga"
    Assistente mostra "botão de reinício" dado por Hillary Clinton ao chanceler russo; erro fez presente virar "botão de sobrecarga"

    Clinton brincou com Lavrov: "Nós demos duro para chegar à palavra russa correta. Você acha que conseguimos?".

    "Vocês se enganaram", disse Lavrov, sorrindo enquanto os dois apertavam juntos o botão, antes de um jantar em um hotel de Genebra.

    Ele disse à secretária de Estado que a palavra grafada no botão, "peregruzka", significava "sobrecarga", ao que ela respondeu: "Não vamos deixar você fazer isso para nós."

    Em inglês, a palavra usada por Hillary para definir o que deveria estar escrito no botão foi "reset", que tem o significado inicial de recolocar, rearranjar, redefinir, mas que é utilizada em informática com o sentido de reiniciar. Uma pesquisa simples em tradutores gratuitos na internet mostra que a palavra escolhida pelos americanos --em alfabeto cirílico-- tem o significado indicado por Lavrov, e não aquele a que o Departamento de Estado chegou após o "trabalho duro" indicado por Hillary.

    Depois da sessão de fotos, com Clinton e Lavrov apertando juntos o botão, porta-vozes russos explicaram que a palavra certa deveria ser "perezagruzka", não "peregruzka".

    Hillary disse que os EUA buscam "reiniciar" --ou redefinir-- a relação com a Rússia, uma expressão que foi utilizada pela primeira vez por Joe Biden em uma conferência de segurança em Munique.

    Lavrov disse que iria colocar o presente na sua mesa de trabalho.

    "Sem mal-entendidos"

    Antes de encontrar-se com Lavrov, Hillary afirmou que a cooperação com a Rússia impulsionada pelo governo de Obama não afeta o apoio à independência e liberdade da Geórgia e de outros países do Leste da Europa. O alerta foi feito um dia depois de Hillary pedir um "novo começo" nas relações entre a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Rússia.

    "Não queremos nenhum mal-entendido", advertiu Hillary em um debate com jovens na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas. "Nosso compromisso com a Rússia não altera em nada nosso apoio a países como a Geórgia, os bálticos ou os Bálcãs para que sejam independentes, livres, tomem suas próprias decisões ou elaborem seu próprio caminho sem a indevida interferência da Rússia."

    Os dois países, que foram rivais na Guerra Fria, principalmente entre as décadas de 50 e 80 do século 20, voltaram nos últimos anos a disputar influência sobre regiões que antes estavam sob domínio ou controle da União Soviética.

    A expansão da Otan para o Leste Europeu, com o projeto de instalar bases antimísseis em países que eram comunistas durante a Guerra Fria, como a Polônia, e o movimento para atrair as ex-repúblicas soviéticas Ucrânia e Geórgia para a aliança militar ocidental sofrem forte oposição da Rússia.

    O país usa uma política agressiva de subsídios econômicos e sanções comerciais para manter em sua esfera de influência os países que faziam parte da União Soviética, tentando minar os progressos americanos na região. No mês passado, o Quirguistão determinou que os EUA fechassem uma base aérea que mantêm no país, dias depois que o governo da ex-república soviética recebeu US$ 2 bilhões de Moscou.

    Com agências internacionais

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024