A ANP (Autoridade Nacional Palestina) elogiou neste sábado o apelo da UE (União Europeia) para que o próximo governo em Israel aceite uma solução de dois Estados como única forma de resolver o conflito entre israelenses e palestinos.
"Vincular as relações de Israel e UE com a solução de dois Estados é uma posição encorajadora para o processo de paz" no Oriente Médio, afirmou hoje Nabil Abu Rudeina, porta-voz do presidente da ANP, Mahmoud Abbas.
Na sexta-feira (27), a UE disse a Israel que suas relações serão "muito difíceis" se o novo governo não mantiver o compromisso de trabalhar em um acordo de paz que inclua a criação de um Estado palestino.
O apelo foi feito na República Tcheca, que ocupa a Presidência rotativa do bloco europeu. Na próxima semana, entra em vigor sob regime interino o novo governo israelense, presidido pelo líder conservador, Binyamin Netanyahu.
A ofensiva militar lançada por Israel entre dezembro e janeiro na faixa de Gaza bloqueou uma decisão anterior da UE de reforçar os laços com Israel.