• Mundo

    Friday, 29-Mar-2024 02:22:20 -03

    Obama indica primeira mulher hispânica para Suprema Corte

    da Folha Online

    26/05/2009 10h24

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu nomear a juíza Sonia Sotomayor, 54, para preencher a vaga deixada na Suprema Corte americana pelo juiz David Souter, 69, que se aposentou. Ela será a primeira mulher de origem hispânica a chegar ao tribunal, que possui, ao todo, nove cadeiras.

    Reuters
    Sotomayor pode ser primeira hispânica da Suprema Corte
    Sotomayor pode ser primeira hispânica da Suprema Corte

    O nome de Sotomayor ainda precisa ser confirmado pelo Senado, onde o Partido Democrata, ao qual pertence o presidente, conta com uma folgada maioria. Caso chegue à vaga, ela tem direito a permanência vitalícia.

    Como Souter era da ala liberal, a nomeação de Sotomayor não deverá mudar a configuração ideológica da Suprema Corte, que tem um papel decisivo em questões sociais como o aborto e a pena de morte e também em casos de negócios e propriedade. Há outra mulher na Casa, a juíza Ruth Bader Ginsburg.

    Formada em direito pela Universidade Yale, Sotomayor é juíza do 2º Corte de Apelações de Nova York.

    Obama disse anteriormente que pretendia escolher um nome que combinasse conhecimento jurídico com empatia e que compreendesse os problemas comuns dos americanos.

    Sotomayor nasceu em Porto Rico e se mudou, ainda pequena, com os pais, para um conjunto habitacional no bairro do Bronx, em Nova York. Quando tinha 8 anos, recebeu diagnóstico de diabetes. Um ano depois, seu pai morreu. Formada em direito na Universidade de Yale, ela foi promotora e advogada particular antes de se tornar juíza federal em Nova York, em 1992.

    Na carreira de juíza, ela teve apelo bipartidário, sendo indicada pelo ex-presidente republicano George H. W. Bush (1989-1993) e, depois, nomeada juíza da 2ª Corte de Apelações de Nova York pelo ex-presidente democrata Bill Clinton (1993-2001), em 1997.

    Com Reuters e Associated Press

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024