• Mundo

    Thursday, 30-May-2024 09:55:35 -03

    Polícia mexicana encontra 12 corpos com marcas de tortura em rodovia

    da Folha Online

    13/07/2009 22h59

    Os corpos de ao menos 12 pessoas foram encontrados nesta segunda-feira em uma rodovia no Estado de Michoacán, no oeste do México, informou a promotoria federal.

    "Temos entre 12 e 15 corpos abandonados em um estrada" do município de La Huacana (Michoacán), disse a fonte, que pediu para não ser identificada. Segundo a imprensa local, todos os corpos "têm marcas de tortura".

    Neste final de semana, a prisão do chefe do cartel La Familia, o principal cartel que opera no Estado e está em conflito com os criminosos violentos de Los Zetas, o braço armado do cartel do Golfo, desatou uma ofensiva inédita dos traficantes, que atacaram oito postos da Polícia Federal e mataram três agentes.

    Depois da prisão de Arnoldo Rueda, ou "La Minsa" --apontado como o número dois de La Familia--, os integrantes do bando desataram uma espiral de violência sem precedentes, com o uso de armas de grosso calibre e granadas.

    Michoacán, de onde o presidente Felipe Calderón é originário, é um dos estados onde se encontram posicioandos militares e policiais federais como parte da operação federal de mais de 36 mil elementos contra o crime organizado, responsável, segundo as autoridades, por mais de 7.700 mortes violentas desde 2008.

    No final de maio passado, dez prefeitos, um juiz e 14 funcionários públicos de Michoacán foram detidos por sua suposta cumplicidade com o narcotráfico.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024