• Mundo

    Thursday, 16-May-2024 05:14:46 -03

    Daremos resposta esmagadora a ameaças, diz general do Irã

    da Folha Online

    28/09/2009 14h57

    O general Hossein Salami, da Guarda Revolucionária iraniana, afirmou nesta segunda-feira, no segundo dia consecutivo de testes balísticos do país, que o Irã dará respostas "decisivas" a eventuais ameaças. "Daremos uma resposta decisiva, esmagadora e destrutiva a qualquer um que imponha ameaça à existência, independência e liberdade do sistema vigente e nossos valores", disse, citado pela agência de notícias estatal Fars.

    AP
    O general Hossein Salami que comemorou testes balísticos realizados pelo governo
    O general Hossein Salami que comemorou testes balísticos realizados pelo governo

    Salami reiterou a frase de que eventual ataque iraniano fará os inimigos se arrependerem de suas ações. "Naturalmente, estamos preparados e determinados a enfrentar todas ameaças. O exercício é completamente compatível com as ameaças existentes", disse Salami sobre os testes balísticos realizados neste domingo (27) e segunda-feira.

    Conforme a própria Guarda Revolucionária, os mísseis de longo alcance testados ameaçam Israel e bases americanas no Golfo. O general disse que os testes foram completados com três fases nas quais todos os mísseis demonstraram alta precisão.

    "O desempenho dos mísseis superou as nossas expectativas, o que prova a capacidade dos especialistas de defesa iranianos", disse.

    Desde domingo (27), o Irã conduziu três rodadas de testes de mísseis. Os testes começaram apenas dois dias depois de as potências ocidentais terem condenado o Irã pela descoberta de uma planta de enriquecimento de urânio e quatro dias antes do raro encontro entre Teerã e o P5+1 (grupo que reúne França, EUA, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha), em Genebra.

    PUBLICIDADE

    Os testes começaram ainda nas primeiras horas de domingo, quando o Irã testou os mísseis Fateh, Tondar e Zelzal, de curto alcance --193 km, 150 km e 200 km, respectivamente. Horas depois, foram testados os mísseis Shahab-1 e Shahab-2 --com alcances de 300 km e 700 km, respectivamente.

    De acordo com a Guarda Revolucionária, corpo de elite do Exército iraniano, nesta segunda foram lançados também, "com sucesso", mísseis Shahab-3, capazes de alcançar pontos em um raio de entre 1.300 km e 2.000 km --o que ameaça Israel e bases americanas no Golfo. Foram confirmados ainda testes com o míssil mais avançado dos iranianos, o Sejil-2.

    Com duas fases, o Sejil-2 utiliza somente combustível sólido enquanto o Shahab-3, que é mais antigo, combina combustíveis sólido e líquido em sua versão mais recente, também conhecida como Qadr-F1. Especialistas afirmam que o Sejil-2 é mais preciso que os mísseis Shahab.

    O último teste de mísseis iraniano conhecido ocorreu em maio passado, quando foi lançado o Sejil-2 que, conforme Teerã, tem alcance de quase 2.000 km.

    Com agências internacionais

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024