• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 19:28:22 -03

    Sebastián Piñera é o novo presidente do Chile

    da Folha Online

    17/01/2010 21h22

    O empresário Sebastián Piñera, da opositora Coalizão pela Mudança, é o novo presidente do Chile. Com 99,2% dos votos computados no segundo turno das eleições no país, ele obteve 51,61%, contra 48,38% de Eduardo Frei, ex-presidente do país e candidato da Concertación --coalizão da qual pertence a atual presidente, Michelle Bachelet.

    Com este resultado, Piñera será o primeiro representante da direita chilena a ser eleito presidente desde 1958. A Concertación estava no comando do país há 20 anos, desde que o ex-ditador Augusto Pinochet deixou o poder.

    Primeiras estimativas indicam vitória apertada de oposição no Chile
    Bachelet vota e diz que irá cumprimentar vencedor "sem diferenças"
    Depois de votar, candidato chileno Sebastián Piñera diz que "tempos melhores virão"

    Desde que saiu a primeira parcial dos resultados, quando a vitória de Piñera não estava matematicamente confirmada mas era considerada certa, os governistas já tinham jogado a toalha.

    Bachelet felicitou Piñera pela vitória minutos antes da segunda parcial. Durante a conversa por telefone, o presidente eleito pediu "conselhos" à mandatária "por sua experiência de quatro anos". Piñera pediu ainda que Bachelet tomasse café-da-manhã com ele amanhã em sua casa.

    Frei também já parabenizou Piñera. "Eu desejo a ele sucesso em seu mandato", disse o socialista depois da divulgação do resultado parcial da apuração dos votos.

    O empresário está em um hotel de Santiago onde foi montado o seu quartel-general para acompanhar a eleição. Ele deve fazer ainda na noite de hoje um discurso no local, onde seus partidários já comemoram e esperam por sua manifestação.

    A derrota ocorreu mesmo com a alta aprovação de Bachelet: segundo as últimas pesquisas, 80% da população aprova a gestão da presidente socialista.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024