• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 22:11:22 -03

    Clinton passa bem após cirurgia, e pode ter alta nesta sexta

    da Folha Online

    12/02/2010 03h23

    O ex-presidente dos Estados Unidos e coordenador da ajuda internacional para o Haiti, Bill Clinton, tem estado de saúde "excelente" e pode ter alta nesta sexta, após a cirurgia de coração à qual foi submetido hoje, disse seu médico em entrevista coletiva.

    "O diagnóstico é excelente", disse o médico Alan Schwartz, que atendeu Clinton nesta quinta-feira (11) no hospital Presbiteriano de Manhattan, garantindo que "não houve indício algum" de que o ex-presidente americano sofresse um infarto.

    O cardiologista afirmou que Clinton, de 63 anos, foi hospitalizado por que sofria de dores repetitivas no peito há vários dias, e, após uma revisão, decidiu passar pela intervenção cirúrgica, que durou pouco mais de uma hora.

    Schwartz explicou que "um dos quatro 'by-pass' que o presidente tem desde 2004 estava completamente bloqueado, e por isso sentia essas dores".

    Na intervenção, o cardiologista colocou dois "stent" em uma das artérias do ex-presidente americano, que logo depois ficou "de pé, animado" e acompanhado de sua esposa, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e de sua filha Chelsea.

    O stent é uma pequena prótese metálica com o formato aproximado de uma mola, introduzida na coronária por cateterismo, que se expande juntamente com um balão para manter aberta a passagem de sangue, normalmente obstruída por placas de gordura.

    O procedimento para a instalação é chamado de angioplastia. Médicos introduzem um tubo através de um vaso sanguíneo na virilha ou no braço, inflam o balão na artéria obstruída, para abrir passagem para o sangue. O stent mantém a abertura.

    Em 2004, Clinton teve dores no peito, e os médicos descobriram que quatro grandes vasos que levam oxigênio ao coração estavam cerca de 90% entupidos. Ele passou por uma cirurgia na qual foram aplicadas quatro pontes em seu coração ---três mamárias e uma de safena. No ano seguinte, ele passou por uma operação para remover líquido pleural e tecido cicatrizado de seu pulmão esquerdo.

    Nos casos de ponte e angioplastia, os pacientes muitas vezes precisam de outro procedimento anos depois, porque as artérias entupiram-se novamente.

    As dores ex-presidente Bill Clinton provavelmente foram causadas por problemas nas pontes, disseram cardiologistas ouvidos nesta quinta-feira.

    "O problema que enfrentamos é que os enxertos são colocados em uma operação de ponte têm uma vida média de cerca de dez anos", diz o médico Cam Patterson, da Universidade da Carolina do Norte. "Alguns deles terão a duração de cinco anos e alguns terão a duração de 15 anos. Então, se ele tinha quatro enxertos não é de se estranhar que um deles começasse a falhar agora."

    "Esse tipo de doença é progressiva. Não é um evento único, e aponta para a necessidade de constante vigilância e tratamento de fatores de risco como colesterol alto e hipertensão", disse Clyde Yancy, cardiologista da Baylor University Medical Center, em Dallas, e presidente da Associação Americana do Coração.

    Depois da operação de 2004, Clinton pareceu mais magro e saudável do que quando presidente.

    O ex-presidente tem trabalhado em semanas recentes para ajudar os esforços de ajuda humanitária no Haiti. Após deixar o cargo, Clinton criou uma fundação com a qual pressiona empresas e cidadãos ricos a se empenharem na solução de alguns dos piores problemas mundiais. Mais recentemente, ele tem comandado o esforço de ajuda dos EUA ao Haiti.

    Com Efe, Reuters e Associated Press

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024