A veterana jornalista Christiane Amanpour foi anunciada na quinta-feira como âncora do programa matutino dominical "This Week", do canal ABC News, após 27 anos como correspondente internacional da CNN.
Ela estreia em agosto, no lugar de George Stephanopoulos, ex-assessor da Casa Branca, que em dezembro se tornou apresentador do "Good Morning America", matutino dos dias de semana da emissora.
Mario Anzuoni /Reuters | ||
Christiane Amanpour, que depois de 27 anos como correspondente da CNN, vai apresentar programa na ABC |
O canal, que pertence à Disney, disse que o jornalista Jake Tapper, correspondente-sênior na Casa Branca, será o apresentador interino do "This Week" até agosto.
David Westin, presidente da ABC News, disse que a emissora pretende aproveitar a experiência internacional de Amanpour, de 52 anos, para trazer uma perspectiva mais global ao "This Week", um programa de entrevista que tende a abordar mais personagens dos EUA.
Westin disse que Amanpour pode aparecer em outros programas da ABC News para "fornecer uma análise internacional sobre assuntos do dia" e para ancorar documentários sobre temas globais em horário nobre.
Nascida em Londres, filha de pai iraniano e mãe britânica, Amanpour fez carreira cobrindo para a CNN lugares turbulentos, como Iraque, Afeganistão, Somália, Ruanda e os Bálcãs. Ela se casou em 1998 com James Rubin, então porta-voz do Departamento de Estado.
Na TV aberta dos EUA, ela também é conhecida por causa de participações especiais no programa semanal "60 Minutes", da CBS News.
Ela deixa a CNN em um momento complicado para o canal, que sofre queda na audiência, e também da ABC News, que recentemente promoveu uma reorganização que incluiu um dos maiores cortes de gastos dos últimos anos.
Mas o "This Week" recentemente conseguiu reduzir a distância que o separava em termos de audiência do líder no horário, o "Meet the Press", da NBC.
Stephanopoulos foi para o "Good Morning America" para substituir Diane Sawyer, que virou apresentadora do principal telejornal noturno da rede ABC, o "World News", com a aposentadoria de Charles Gibson.