• Mundo

    Tuesday, 21-May-2024 17:53:03 -03

    Oposição protesta na Albânia e pede recontagem de votos de eleições em 2009

    da Efe, em Tirana

    30/04/2010 20h13

    Dezenas de milhares de simpatizantes da oposição socialista albanesa se concentraram nesta sexta-feira em frente à sede do governo do país para protestar contra o que consideram uma fraude eleitoral cometida pelos conservadores nas eleições legislativas de junho de 2009.

    "Estamos decididos a lutar contra este governo que, após roubar os votos, está afundando a economia das famílias albanesas", declarou Edi Rama, líder do Partido Socialista (PS) e prefeito de Tirana.

    Armando Babani/Efe
    Líder do Partido Socialista da Albânia, Edi Rama, aplaude manifestantes em frente ao prédio do governo
    Líder do Partido Socialista da Albânia, Edi Rama, aplaude manifestantes em frente ao prédio do governo

    O PS acusa o primeiro-ministro albanês, Sali Berisha, de manipular o resultado eleitoral e condicionou seu retorno ao Parlamento à abertura das urnas para uma nova apuração, o que o governante Partido Democrático se recusa a fazer.

    Dos presentes ao protesto, ao redor de 20 deputados socialistas e 200 manifestantes iniciarão uma greve de fome para demonstrar sua insatisfação com o Executivo conservador, segundo a imprensa albanesa.

    Dirigentes socialistas afirmaram que esse protesto é o início de uma série de manifestações contra Berisha até que o primeiro-ministro permita uma nova apuração.

    Quase 300 policiais e dezenas de agentes antidistúrbios vigiam a concentração e os edifícios públicos próximos para evitar incidentes.

    A comunidade internacional solicitou aos dois líderes rivais para que busquem uma saída dialogada para a situação.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024