• Mundo

    Friday, 26-Apr-2024 23:15:02 -03

    Entenda o que foi o Domingo Sangrento na Irlanda do Norte, em 1972

    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    15/06/2010 14h09

    O relatório Saville, apresentado nesta terça-feira (15) ao Parlamento britânico em Londres, é o resultado de uma das mais longas e caras investigações realizadas no Reino Unido. O inquérito apurou detalhes da operação que ficou conhecida como "Domingo Sangrento" ("Bloody Sunday"), quando 14 civis norte-irlandeses foram mortos por tropas britânicas, enviadas para conter uma marcha de direitos civis. O premiê David Cameron pediu perdão à Irlanda do Norte pela matança, classificada como um ato "injustificado".

    AP
    Após 12 anos de inquérito, governo britânico concluiu que matança de civis na Irlanda do Norte foi uma operação "injustificada"
    Após 12 anos de inquérito, governo britânico concluiu que matança de civis na Irlanda do Norte foi uma operação "injustificada"

    Saiba mais sobre o que aconteceu em 1972:

    - O dia 30 de janeiro de 1972 ficou conhecido como o "Domingo Sangrento" ("Bloody Sunday") após soldados britânicos terem matado 13 civis norte-irlandeses durante uma marcha por direitos civis em Londonderry. Um 14º civil morreu semanas depois. As tropas disseram ter atirado contra pessoas portando armas e bombas.

    - Os tiros partiram do Primeiro Batalhão do Regimento de Paraquedistas, que tinha recebido ordem de conter o protesto e prender os rebeldes e levaram o IRA (Exército Republicano Irlandês) a declarar a intenção de matar o maior número possível de soldados do Reino Unido.

    - Até o final de março daquele ano, o Parlamento da Irlanda do Norte tinha sido suspenso em meio â uma crescente onda de violência e o controle político direto de Londres foi imposto pelo governo britânico.

    - Os tiroteios aumentaram o apoio para os movimentos guerrilheiros do IRA e seus aliados políticos nacionalistas no Estados Unidos até a assinatura do acordo de paz de 1998 (Good Friday).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024