• Mundo

    Saturday, 20-Apr-2024 12:07:15 -03

    Alcorão diz que mulheres devem cobrir a cabeça; saiba mais

    MÁRCIA SOMAN MORAES
    DE SÃO PAULO

    14/09/2010 16h29

    O projeto de lei que proíbe o uso do véu islâmico integral em espaços públicos foi aprovado pelo Senado da França nesta terça-feira por 246 votos a um. O texto, que causou polêmica no país -- com uma das maiores comunidades muçulmanas da Europa-- já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em julho e deve entrar em vigor em 2011.

    O Alcorão, livro sagrado do islamismo, determina que a mulher cubra o corpo e a cabeça no momento das orações, e quando estiver em meio a homens que não sejam seus parentes. O texto, contudo, permite diferentes interpretações de o quanto a mulher pode mostrar do rosto e do corpo.

    Conheça os diferentes tipos de véu islâmico

    Segundo a Federação Muçulmana Brasileira, o Alcorão determina que, de regra geral, a mulher se vista de maneira "modesta e decente". Ele diz ainda que ela deve cobrir a cabeça e o corpo durante as orações, e ao andar entre homens que não são de sua família.

    O verso do Alcorão, contudo, deixa margens a diferentes interpretações dos sábios e clérigos que estudam os textos sagrados, em muito influenciados pela região e cultura do país.

    "Dize às mulheres fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos, além dos que normalmente aparecem", afirma o verso do Alcorão, segundo tradução do Centro Islâmico no Brasil.

    Em países como Afeganistão ou Paquistão, a interpretação é de que a mulher deve esconder todo seu corpo com a burca, véu que cobre até mesmo os olhos. Já no Egito, Irã ou Turquia, a interpretação é de que rosto e mãos estaria entre os "atrativos que normalmente aparecem" e poderiam ficar descobertos, com o uso do hijab [véu que cobre apenas a cabeça].

    Seja qual for o tipo de vestimenta --a burca, o niqab ou o hijab-- o véu é visto pela mulher muçulmana como uma demonstração de respeito a Deus e ao islamismo.

    Influenciados pela cultura moderna, em países como o Egito e os Emirados Árabes, os véus já aparecem em diferentes cores e estilos e fazem parte da moda. No Irã, as mulheres desafiam o ultraconservadorismo dos clérigos e atraem críticas por usar o chador [capa que cobre todo o corpo] mais curto, junto a lenços mais justos e muita maquiagem.

    No Brasil, a burca ou o niqab são raros. Em parte, porque a maioria da comunidade muçulmana tem ascendência no Líbano ou Síria, países onde vigora o uso do véu que cobre apenas a cabeça.

    Para os homens, há também um código de vestimenta. Eles nunca devem usar calças acima do joelho ou roupas que mostrem os quadris. Também devem cobrir a cabeça no momento das orações.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024