• Mundo

    Friday, 10-Jan-2025 09:43:00 -03

    Tropas somalis e rebeldes se enfrentam em Mogadício

    DA FRANCE PRESSE
    DA EFE

    20/10/2011 07h11

    Intensos combates explodiram nesta quinta-feira em Mogadíscio, onde as tropas do governo de transição somali (TFG) respaldadas pela força Amisom, da União Africana UA, avançaram em direção a posições dos rebeldes pertencentes ao grupo islâmico Al Shabab na periferia da capital da Somália.

    Os confrontos se concentraram no subúrbio noroeste da cidade, em Deynile, um dos últimos redutos dos islamitas shabab na região.

    Os rebeldes, que ainda controlam o centro e o sul da Somália, combatem as tropas, que têm o apoio da comunidade internacional.

    "Nossas forças controlam agora boa parte de Deynile, onde esta manhã iniciamos um novo ataque", afirmou Ibrahim Abdala, comandante dos serviços de segurança do TFG.

    O Quênia, que combate os islamitas shabab no sul da Somália, afirmou ter mobilizado um importante dispositivo de segurança no Estádio Nacional, já que nesta quinta-feira celebra o Dia dos Heróis. Nairóbi responsabilizou os shabab pelos recentes sequestros de estrangeiros em seu território.

    France Presse
    Soldados quenianos sobem em caminhão enquanto se preparavam para avançar em território somali
    Soldados quenianos sobem em caminhão enquanto se preparavam para avançar em território somali

    O governo do Quênia anunciou ontem que faria grandes operações em Nairóbi, nos lugares onde suspeita que estão escondidos simpatizantes do grupo radical islâmico Al Shabab que ameaçaram atacar a cidade em represália à ofensiva queniana na Somália.

    O vice-ministro de Segurança Interna do Quênia, Orwa Ojodeh, disse no Parlamento que a operação será "a maior de todas".

    O exército queniano iniciou no último fim de semana uma ofensiva contra os redutos de Al Shabab na Somália com o apoio do governo deste país depois que rebeldes supostamente sequestraram três voluntários e dois turistas no Quênia em cerca de um mês.

    Como consequência, o Al Shabab ameaçou atacar a capital queniana: "Os edifícios de vidro de Nairóbi não ficarão seguros se o Quênia continuar com sua ofensiva na Somália. Reagiremos ao ataque e faremos os quenianos saborearem a dor", disse na segunda-feira passada o porta-voz do Al Shabab, Sheikh Abdulaziz Abu Musab.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025