• Mundo

    Tuesday, 25-Jun-2024 18:48:14 -03

    "El País" publica foto falsa de Chávez e é criticado por Venezuela

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    24/01/2013 08h32

    O jornal espanhol "El País" foi criticado nesta quinta-feira pela Venezuela por publicar na página principal na internet uma foto em que um homem aparece entubado em uma cama de hospital, que foi identificado como o presidente Hugo Chávez.

    A foto ficou por cerca de meia hora no ar na noite de quarta (23) e foi publicada na primeira edição do jornal impresso desta quinta. O ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, disse que a imagem foi retirada de um vídeo de 2008 do site YouTube.

    Reprodução/El pais
    Edição do "El País" com foto falsa de Hugo Chávez; jornal pediu desculpas e retirou exemplares de circulação
    Edição do "El País" com foto falsa de Hugo Chávez; jornal pediu desculpas e retirou exemplares de circulação

    O filme tem o título "Entubação de acromegalia ANWAD" e mostra um homem de 48 anos que foi submetido ao procedimento. O paciente mostrado é careca, tem a pele morena e o rosto redondo, assim como o mandatário venezuelano.

    Em nota, o "El País" pediu desculpas aos leitores e disse que a foto foi vendida pela agência de notícias Gtres Online como se fosse de Chávez. A agência não comentou sobre a acusação.

    O jornal retirou de circulação todas as edições que mostravam a foto de Chávez e declarou que abriu uma investigação para determinar de que forma foi obtida a imagem que culminou com o erro.

    A imagem falsa repercutiu entre os internautas venezuelanos, que logo desmentiram o "El País" com o vídeo do YouTube. No microblog Twitter, o ministro Ernesto Villegas chamou a foto de grotesca.

    Nenhuma imagem de Chávez foi publicada desde que ele foi internado em Havana para a sua quarta cirurgia contra um câncer na região pélvica, em 11 de dezembro. Segundo o governo venezuelano, o presidente se recupera e deverá voltar ao país em breve, sem mencionar datas.

    Veja vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024