• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 08:46:52 -03

    Em visita, vice de Obama participa de reunião com empresários no Rio

    DENISE LUNA
    DO RIO

    29/05/2013 16h40

    Cercado de um forte aparato de segurança, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou por volta das 15h30 desta quarta-feira ao Centro Tecnológico da Coppe/UFRJ, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, para se reunir com empresários brasileiros e americanos com negócios no Brasil.

    Mais cedo, Biden se reuniu com a presidente da Petrobras, Graça Foster, no Cenpes (Centro de Pesquisa) da empresa, localizado próximo ao Centro Tecnológico.

    Na entrada do Cenpes, cerca de 50 pessoas protestavam contra os leilões de áreas de petróleo e gás pelo governo brasileiro, mas não chegaram a afetar a chegada de Biden. Graça recebeu o vice e mostrou os laboratórios do Cenpes.

    Descontraído, Biden brincou com os fotógrafos que assistiam a visita, na qual vários cartazes sobre exploração de petróleo no Brasil eram exibidos. Virando-se para os fotógrafos falou: "Agora vai ter uma prova".

    Estão participando do encontro no Centro Tecnológico o presidente do grupo Gerdau, Jorge Gerdau; a presidente da Boeing Brasil, Donna Hrinak; uma representante da Chevron no Brasil, Eunice de Carvalho; o presidente da Odebrecht Óleo e Gás e da Ancham Rio (Câmara Comercial Brasil Estados Unidos), Roberto Ramos; e o reitor da UFRJ, Carlos Levi; além do embaixador dos EUA em Brasília, Thomas Shannon.

    DISCURSO

    Horas antes, Biden havia feito um discurso no Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária, área central da cidade. Na fala, ele defendeu o estreitamento das relações comercias entre Brasil e EUA e menos obstáculos para estudantes brasileiros em seu país.

    Biden chegou ao Brasil na terça à noite para uma visita de quatro dias.

    Na quinta (30), ele se reunirá com autoridades do setor de segurança e, ao lado da mulher, Jill Biden, visitará o morro Dona Marta, favela pacificada na zona sul do Rio. À noite, embarcará para Brasília, onde na sexta terá reunião com a presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024