• Mundo

    Tuesday, 23-Apr-2024 10:47:20 -03

    Enchente provoca fechamento do santuário de francesa Lourdes

    DA FRANCE PRESSE, EM TOULOUSE

    20/06/2013 13h00

    O santuário de Lourdes, no sul da França, está fechado desde terça-feira por causa do aumento do nível do rio Gave de Pau, que fica ao lado do templo, causado pelas fortes chuvas no país.

    Segundo o diretor de comunicação dos santuários, Mathias Terrier, o templo católico não deverá ser recuperado até o fim do verão, estação que concentra o maior número de turistas.

    "Hoje, à medida que a água recua, descobrimos os destroços. Honestamente, objetivamente, somos obrigados a a questionar se os santuários poderão reabrir esta temporada", declarou.

    Caroline Blumberg/Efe
    Santuário de Lourdes, na França, cuja parte baixa está inundada devido ao aumento do nível do rio Gave de Pau
    Santuário de Lourdes, na França, cuja parte baixa está inundada devido ao aumento do nível do rio Gave de Pau

    O rio Gave de Pau registrou um aumento recorde em seu nível devido às chuvas e ao aumento da temperatura na região, que provocou um degelo maior que o esperado nas nascentes. Isso fez com que diversas áreas do templo ficassem alagadas.

    Dentre elas, está a Gruta de Lourdes, onde o nível da água chegou a 1,40 metros. De acordo com a tradição católica, o local registrou aparições de Maria, mãe de Jesus, dando origem ao culto à Nossa Senhora de Lourdes.

    Além das áreas religiosas, lojas e hotéis que atendem aos fiéis durante a temporada de peregrinação foram afetados. Os santuários recebem a cada ano mais de seis milhões de visitantes.

    Em julho e agosto, época das férias de verão no hemisfério Norte, entre 20.000 e 40.000 pessoas visitam diariamente o local.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024